ELEIÇÕES

Biometria será obrigatória nas eleições de 2024? Veja como fazer e regularizar título

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), biometria garante mais segurança na votação, além de eliminar filas nas seções eleitorais

Por Da Redação | 03/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Piracicaba

Rovena Rosa/Agência Brasil

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que as pessoas que ainda não possuem a biometria cadastrada poderão votar normalmente nas Eleições Municipais de 2024, marcadas para o dia 6 de outubro. Apesar da não obrigatoriedade do cadastramento das impressões digitais, o Tribunal afirmou que os eleitores que forem tirar o título pela primeira vez ou fazer a regularização já terão as digitais cadastradas.

Saiba mais sobre Piracicaba

A regularização do título de eleitor acontece até o próximo dia 8 de maio em todos os cartórios eleitorais do Brasil. Segundo o TSE, o cadastro biométrico é gratuito e garante mais segurança no voto, além de evitar a formação de filas nas seções eleitorais nos dias de eleição.

COMO FAZER
Para votar nas Eleições de 2024, o eleitor precisa estar com o título regular, até o dia 8 de maio (150 dias antes do pleito). Para a regularização, o eleitor pode fazer o  Autoatendimento Eleitoral, disponível no canto superior direito da página do TSE.

Clique em “Título Eleitoral”. Vá até a opção “Regularize seu título eleitoral cancelado”. Preencha o formulário e envie os documentos solicitados. Anote o número de protocolo e acompanhe o andamento também pelo Autoatendimento Eleitoral, na opção “Acompanhe uma solicitação”. Também é possível agendar o seu atendimento presencial no site do TRE-SP – www.tre-sp.jus.br – serviços eleitorais – atendimento online – agendamento – atendimento presencial.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.