BABYGATE

Humorista expulsa mulher e bebê de show e gera debate sobre direito das mães

Inicialmente, a mãe achou que se tratava de uma piada, até entender que o comediante falava a sério.

25/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Folhapress

Reprodução/@arjbarker/Instagram

O episódio gerou um debate na Austrália sobre a falta de solidariedade em relação às mães.
O episódio gerou um debate na Austrália sobre a falta de solidariedade em relação às mães.

O comediante americano Arj Barker expulsou uma mãe e seu bebê de sete meses de uma apresentação na Austrália neste sábado, 20, no Festival Internacional de Comédia de Melbourne.

Leia também: Uma em cada cinco mães brasileiras faz amamentação cruzada; prática não é recomendada

Segundo disse Barker à Australian Broadcasting Corporation (ABC), ele pediu "educadamente" à mulher que o bebê não poderia ficar quando o choro da criança começou a interromper a sua linha de pensamento.

Mas Trish Faranda, a mulher que estava com o bebê, disse que ele parou o show para perguntar se tinha um bebê na plateia, e em seguida disse "eu falo 'bebê' fluentemente e ele disse leve-me para fora". Inicialmente, Faranda achou que se tratava de uma piada, até entender que ele falava a sério.

"Eu não queria estragar a noite de ninguém, nunca foi minha intenção atrapalhar as pessoas ou criar uma cena", disse ela ao Seven News, e completou dizendo que a criança não estava gritando e que ela começou a amamentá-la para acalmá-la.

Barker afirma que não conseguiu ver que a mãe estava amamentando por conta das luzes do palco. Outras pessoas se levantaram e sairam da plateia em solidariedade a Faranda.

O episódio gerou um debate na Austrália sobre a falta de solidariedade em relação às mães e, ao mesmo tempo, sobre o direito de artistas de se apresentarem sem interrupções.

"Já é difícil para as novas mães participarem da sociedade com todas as barreiras colocadas diante delas. Ser humilhada assim, por apenas tentar aproveitar o show de comédia, é horrível", escreveu a política australiana Ellen Sandell, no X. "As mulheres têm o direito de participar na sociedade enquanto amamentam."

A organização do Festival Internacional de Comédia de Melbourne se posicionou sobre o ocorrido. "Qualquer interação entre os artistas e seu público requer sensibilidade e respeito", escreveu, mas ressaltou que pessoas com bebês de colo são orientadas a se sentarem nas últimas fileiras para que possam sair rapidamente caso a criança fizer barulho, "para não incomodar o artista e outros clientes".

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • ira,
    25/04/2024
    ela nao percebeu, que o choro do bebe atrapalha,nao so o artista, mas o vizinhos,tambem/ FALTA DE DISCONFIAR,NE? levanta-sai, acalma, depois volta, a criança nao quert aquele abarulho,,enfins, ali nem e lugar p bebe, minha modesta opiniao