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Fique atento: o preço do metro quadrado do seu imóvel subiu

Evento trouxe pesquisa de mercado voltada à análise econômica e seus impactos no mercado imobiliário

Por Da Redação | 22/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Will Baldine/JP

Secovi realizou encontro na Frias Neto Consultoria de Imóveis
Secovi realizou encontro na Frias Neto Consultoria de Imóveis

O preço do metro quadrado em Piracicaba teve alta no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A informação é da Secovi (sindicato patronal da habitação), que realizou encontro na Frias Neto Consultoria de Imóveis, na segunda-feira (15).

O evento trouxe uma pesquisa de mercado voltada à análise econômica e seus impactos no mercado imobiliário, apresentada por Guilherme Werner, sócio consultor da Brain Inteligência Estratégica que produziu a pesquisa. Também participou a vice-presidente de Habitação Econômica do Secovi, Daniela Ferrari, além do diretor regional do Secovi, Angelo Frias Neto.

Werner apontou aumento no valor do metro quadrado. Na comparação com o primeiro trimestre de do ano passado, o índice geral passou de R$ 5.780 o metro quadrado para R$ 6.466. Werner também apontou incremento do estoque remanescente que, segundo ele, deve se esgotar em 12 meses, no máximo. O especialista também fez uma análise do cenário econômico brasileiro, apontando o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2% ou mais, a queda da taxa Selic, hoje em 10,75% e o IPCA estável. “Esses números traduzem em um cenário econômico favorável para a compra de imóvel”, disse. Ele apontou também que houve um aumento de 26% no número de unidades habitacionais lançadas.

Comparando Piracicaba a São Paulo, Werner ressaltou dados interessantes como 34% das pessoas que optam pela compra têm como motivo o não precisar pagar mais aluguel, além disso, a compra de um imóvel é feita majoritariamente por pessoas em períodos de transição (divórcio, casamento, morte ou nascimento), sendo esta fatia representativa de 54% do motivo pelo qual um imóvel é buscado e adquirido, e dentro deste quadro, 39% do total da intenção de compra, preferem comprar um apartamento.

“Como agentes de desenvolvimento do mercado imobiliário, fazer parte da divulgação de dados tão importantes para a decisão dos empreendedores e do poder público, fomentando o mercado e também para auxiliarmos os empreendedores, investidores e o consumidor a tomar a escolha mais assertiva, é essencial. Acredito que tivemos êxito em traçar um panorama deste momento positivo e muito assertivo para o mercado imobiliário”, pontua o diretor-presidente da Frias Neto e também

Daniela Ferrari, em sua pesquisa, ressaltou que, nos últimos 12 meses, foram lançadas 2.196 unidades habitacionais em Piracicaba, das quais 71% fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, pontuando também que entre a totalidade de unidades vendidas no último ano, 2.341, 75% também fazem parte do programa.

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