ALERTA

Entenda o que é o golpe do motoboy

Golpistas identificam o perfil da vítima com base em dados como nome completo, telefone e instituição bancária

Por Da Redação | 22/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Flickr

Esse tipo de fraude começa com uma ligação telefônica feita por um falso atendente de banco. Os bancos e as autoridades policiais mapearam o padrão de funcionamento desse tipo de criminoso com base nos relatos das vítimas. Geralmente, as vítimas são pessoas com pouca familiaridade com o ambiente digital ou com o uso de aplicativos de Internet Banking, o que dificulta a verificação instantânea de seus extratos e informações bancárias online.

Os golpistas identificam o perfil da vítima com base em dados como nome completo, telefone e instituição bancária com a qual ela se relaciona e, em seguida, fazem o primeiro contato por telefone.

Do outro lado da linha, está um falso atendente do banco, que, com gentileza, solicita a confirmação de compras realizadas com o cartão de crédito da vítima. A vítima nega ter feito tais transações e solicita o cancelamento das operações.

O atendente informa que o cartão foi clonado e, portanto, precisa ser bloqueado. Para isso, pede que a vítima digite a senha e corte o cartão ao meio. É nesse momento que ocorre o golpe do motoboy.

O criminoso explica que é necessário recuperar o cartão para uma perícia policial, solicita o endereço residencial e informa sobre o envio de um motoboy. A vítima entrega o cartão cortado em duas partes, porém ainda legível e com o chip intacto, o que possibilita a realização de compras e transações financeiras.

Quando a vítima percebe o golpe, os criminosos já efetuaram compras até o limite de crédito.

Por isso, é crucial estar sempre alerta e nunca fornecer dados bancários por telefone. Em caso de necessidade de contato com o banco, é recomendável ligar diretamente para um número já conhecido.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.