LAZER

Época em que piscinas eram raras: lagos e lagoas de Jundiaí que não existem mais

Os corpos d'água que o município perdeu ficaram na memória de muita gente que aproveitava os espaços há décadas

Por Nathália Sousa | 17/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Reprodução / Zinho Beraldi em JUNDIAÍ ANTIGA EM FATOS FOTOS E VERSÕES - @professormauricioferreira

A lagoa Sammarone é muito lembrada, principalmente pelas pessoas que moravam nas proximidades
A lagoa Sammarone é muito lembrada, principalmente pelas pessoas que moravam nas proximidades

Jundiaí sempre foi conhecida pela riqueza hídrica. Cortada pelo Rio Jundiaí e também com lagos, riachos, lagoas e represas em praticamente todas as regiões, principalmente na Serra do Japi, que era chamada de "Castelo das Águas" por naturalistas, a cidade chegou a abrigar ainda mais corpos d'água, que foram perdidos ao longo dos tempo. Confira abaixo cinco lugares lembrados pelos jundiaienses no grupo "Jundiaí Antiga em Fatos Fotos e Versões", do professor Maurício Ferreira.

A Lagoa Sammarone ficava próxima à avenida Antônio Frederico Ozanan e à Vila Nambi, na altura da CPFL. Foi, durante muitos anos, espaço para nado, passeios de pedalinho, pesca e lazer de modo geral, um ponto de encontro de famílias e jovens da época. (foto abaixo de Zinho Beraldi)

O nome "Jardim do Lago" não é por acaso. O bairro tinha um brejo, um alagadiço, que na época de chuva virava, de fato, um lago. O local, porém, foi aterrado, para dar lugar à avenida Samuel Martins. (foto abaixo do arquivo pessoal da família Bocchino)

A Lagoa da Prel também era um ponto bastante conhecido da cidade para quem gostava de nadar e pescar, principalmente para os moradores do bairro que na época existia nas proximidades: a Vila Hortolândia. Ficava próximo ao bairro Torres de São José, onde hoje há a Unip e o Ecaj.

O Lago da Vila Iracema, bairro que não existe mais, onde hoje há a avenida 9 de Julho, na altura da rua Professora Raquel Cardelli. O local era formado por minas e era ponto de encontro até para passeios de barco, mas foi soterrado quando houve a construção da avenida. (foto abaixo de Geraldo Tomanik)

A Lagoa do Jardim Pacaembu ficava atrás do estádio Dr. Jayme Cintra, mas também foi aterrada. Assim como outros corpos d'água da cidade, era espaço para nado e outras atividades de lazer, mas, também como outras lagoas da cidade, teve alguns acidentes.

5 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • marcos basso
    19/04/2024
    tinha uma lagoa grande wue ficava em uma cerâmica onde hoje e a antiga Parmalat de domingo lotava de pessoas dos bairros próximos
  • Francisco mar chesin
    19/04/2024
    Foi do meu tempo nadava nesses rios e lagoas
  • Alcindo
    19/04/2024
    Não esqueçam da Chibata, onde hoje fica o parque da cidade; o Areião, onde era a torre da Difusora e hoje é o Expresso Jundiaí e a Aguadinha, também onde é o parque da cidade
  • CLAUDIO ANTONIO CREMONESE
    18/04/2024
    E o progresso, junto com a ganância foi destruindo tudo.
  • Alceu Marestoni
    18/04/2024
    Infelizmente vivemos em meio a interesses políticos que envolve especulação , facilitação burocrática mais conhecida como vista grossa;desrespeito à leis ambientais, e por aí vai, acaba nisso, o sepultamento da lógica para o duvidoso.