RETRÔ

Jundiaí revive a nostalgia dos anos 80 e 90 com fliperama

O local conta com muitas máquinas de fliperama originais das décadas de 80 e 90, que reúnem icônicos jogos da época

Por Rafaela Silva Ferreira | 17/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

ARQUIVO PESSOAL

O Fliperama Bar Club fica localizado na Rua São Lázaro, 415, Jardim Morumbi
O Fliperama Bar Club fica localizado na Rua São Lázaro, 415, Jardim Morumbi

Amantes de fliperamas e videogames clássicos, preparem-se! Em Jundiaí, há um espaço dedicado a essa paixão que marcou gerações. O Fliperama Bar Club oferece aos seus clientes a chance de reviver momentos marcantes da infância e juventude, além de se divertir com amigos e família.

Proprietário, Ivan de Moraes, 52 anos, conta que as máquinas, originalmente, eram apenas uma coleção pessoal dele. "Tenho máquinas de jogos desde os 18 anos, que comprei de um antigo fliperama que existia no Centro da cidade. Depois, virou uma paixão, já que a partir do momento em que você compra a primeira, não para mais.”

Ivan passou a infância inteira dentro de fliperamas, inclusive, morando na mesma rua onde um desses estabelecimentos funcionavam. "Chegou um momento em que não tinha mais espaço dentro de casa que suportasse todas as máquinas. Para acrescentar mais uma, provavelmente eu deveria ter me desfeito da geladeira", relembra com bom humor. "Eu deixava todas elas na sala, chamava meus amigos e muitas vezes fazia sociais ali mesmo. Por isso decidi procurar um espaço e montar meu próprio fliperama."

O local conta com muitas máquinas de fliperama originais das décadas de 80 e 90, que reúnem icônicos jogos da época, como Pac-Man, Street Fighter, Donkey Kong e Mortal Kombat. Além disso, os visitantes também podem se divertir com videogames clássicos em consoles como Super Nintendo, Mega Drive e Atari.

Para completar a experiência nostálgica, o Fliperama Bar Club oferece um ambiente temático com decoração retrô, música ambiente dos anos 80 e 90, e um cardápio com lanches e bebidas que marcaram a época. "Ter um estabelecimento focado na nostalgia é muito legal porque eu vivi tudo isso, minha adolescência toda foi, intensamente, os anos 80. Recebo um pessoal mais velho que levam os filhos para conhecer o vídeo game da época dos pais, e alguns até choram porque às vezes não tinha condições financeiras para comprar uma ficha e jogar quando eram adolescentes, mas hoje consegue bancar isso. Por essa razão, faço sempre questão de proporcionar essa nostalgia com o Bar Club. Os anos 80 foram uma época de ouro."

Quanto à manutenção das máquinas, Ivan revela ser ele mesmo quem cuida de quase tudo. “Faço quase 80% sozinho. Algumas máquinas nacionais dos anos 90, hoje não são mais fabricadas, por isso tenho um amigo que trabalhou mais de 20 anos na própria empresa e que faz isso para mim. É um pouco complicado, já que tenho máquinas com mais de 44 anos, mas tudo se dá um jeito", finaliza.

Serviço

Fliperama Bar Club

Endereço: Rua São Lázaro, 415, Jardim Morumbi

Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 18h às 00h

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Ivana Prado
    17/04/2024
    Local muito legal! Combine com seus amigos pra conhecer! Uma ótima experiência! Vale a pena…