PROJETO

Iniciativa quer contemplar políticas a PCDs no Plano Diretor

Lideranças locais realizaram consulta na última quinta-feira (11) e farão debate técnico

Por Guilherme Matos | 17/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Na última quinta-feira (11), Ariani Sá e José Xaides realizaram uma consulta pública com pessoas com deficiência e membros de entidades representativas
Na última quinta-feira (11), Ariani Sá e José Xaides realizaram uma consulta pública com pessoas com deficiência e membros de entidades representativas

Uma iniciativa promovida por lideranças pluripartidárias planeja elaborar um Projeto de Iniciativa Popular (PIP) para incluir as necessidades das pessoas com deficiência no Plano Diretor de Bauru. Segundo o professor José Xaides, do Movimento Cultural Darcy Ribeiro e um dos organizadores dessa construção, o principal objetivo é dar voz a esse grupo social historicamente "esquecido" pelo poder público.

Na última quinta-feira (11), Ariani Sá e José Xaides realizaram uma consulta pública com pessoas com deficiência e membros de entidades representativas para colher as necessidades, desejos, tendências, oportunidades e sonho de melhorias que devem ser aplicadas para desenvolver Bauru.

A próxima etapa será um debate técnico mediado por Xaides para divulgar as formas e instrumentos jurídicos e urbanísticos do Estatuto da Cidade que permitirão que os diagnósticos da primeira etapa sejam alcançados. Esta parte ocorrerá na próxima quinta-feira (25), às 19h, na Apeoesp de Bauru.

Em seguida, ocorrerá a audiência pública de aprovação com a comunidade. O PIP, já desenhado, será apresentado à comunidade e poderá sofrer eventuais alterações antes de ser aprovado. Esta etapa ocorrerá no dia nove de maio, às 19h, também na Apeoesp.

A última etapa é a entrega do PIP pelas lideranças e organizações à Prefeitura de Bauru, ao coordenador do Plano Diretor, aos vereadores e ao Ministério Público. Esta fase ainda não tem data para acontecer.

Ariani destaca que o PIP é uma forma de dar notoriedade às necessidades das pessoas com deficiência no município de Bauru e, assim, permitir a criação de políticas públicas que ainda não foram formalizadas.

Os interessados em colaborar com a construção do PIP podem comparecer nas datas marcadas na sede da Apeoesp, localizada na rua Gerson França, 9-23, Centro de Bauru.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.