FESTA DA BICUDA

Diretor da prefeitura estava em festa com cenas de sexo em praça de Barão Geraldo

Procurada, a prefeitura de Campinas informou que Gabriel Rapassi esteve no local apenas para reclamar do alto volume do som e que a 'perfomance' imprópria já havia terminado.

Por Thiago Rovêdo | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi Campinas

Reprodução

Gabriel Rapassi esteve na Festa da Bicuda
Gabriel Rapassi esteve na Festa da Bicuda

O Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, Gabriel Rapassi, também esteve presente na 'Festa da Bicuda', evento realizado na Praça Durval Pattaro, em Barão Geraldo, que protagozinou cenas de sexo, no úlltimo domingo, 14.

Gabriel estava no evento e foi registrado através de fotos. O fato foi relatado durante Sessão Ordinária da Câmara de Campinas, noite desta segunda-feira.

A reportagem do Portal Sampi Campinas procurou a Prefeitura de Campinas que confirmou a presença do diretor no evento. No entanto, informou que Rapassi esteve no local apenas para reclamar do alto volume do som e conteúdo inadequado da festa. "Ele (Gabriel Rapassi) foi até o local e conversou com o produtor que abaixou o volume do som. Porém, a performance que gerou indignação já tinha sido apresentada. No dia seguinte, o Diretor de Cultura notificou o produtor para que desse explicações em relação à apresentação de cenas de nudez e simulação de sexo, que não tinham sido informadas previamente pela produção do evento à Secretaria de Cultura. O responsável tem até amanhã (quarta) para apresentar a justificativa à Pasta", completou.

Classificação Indicativa

Por causa da polêmica, a administração municipal publicou uma portaria que determina a adoção da Classificação Indicativa em todas as atividades culturais realizadas ou apoiadas pela pasta.

A apresentação que causou indignação em parte da população foi denominado “Festa da Bicuda” e mostrou cenas de nudez e sexo oral em cima de um palco. Os atos acontecem enquanto a cantora diz: “a p***ria, para entrar nela tem que go*** todo dia na minha calcinha”.

Na portaria publicada nesta terça-feira, há uma determinação a adoção da Classificação Indicativa em todas as atividades culturais realizadas ou apoiadas pela pasta.

O que muda de fato é que com a Classificação Indicativa não permitida para menores de 18 anos, o evento não poderá ser realizado em espaço público aberto, por exemplo, uma praça.

Paolla

De acordo com a vereadora Paolla Miguel, vereadora que fez repasse à festa através de emenda impositiva, o recurso foi utilizado para parte da estrutura física que atendeu a população que desejou comparecer ao evento, como banheiros químicos, apoio logístico e montagem de palco. Ela ainda afirma que não tinha ciência das apresentações artísticas programadas.

“O evento já estava organizado pelos seus produtores, que são responsáveis pela curadoria, contratação de artistas e pagamento de cachê. Nenhum ente público, nem nosso mandato, nem a Secretaria de Cultura, tiveram conhecimento prévio do conteúdo das apresentações”.

Nota Prefeitura

Em nota na íntegra, sobre a presença do diretor, a Prefeitura de Campinas informou:

"Informamos que o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, estava em outro evento, no último domingo (14/04), quando foi comunicado sobre reclamações em relação ao volume alto de som e conteúdo inadequado na festa da “Bicuda”, em Barão Geraldo. 

Diante da reclamação, ele foi até o local. Conversou com o produtor que abaixou o volume do som . Porém, a performance que gerou indignação já tinha sido apresentada. 

No dia seguinte, o diretor de Cultura notificou o produtor para que desse explicações em relação à apresentação de cenas de nudez e simulação de sexo, que não tinham sido informadas previamente pela produção do evento à Secretaria de Cultura. O responsável tem até amanhã para apresentar a justificativa à Pasta. 

A cessão de estrutura ao evento foi pedida pela vereadora Paolla Miguel através de emenda impositiva. 

A Secretaria de Cultura publicou nesta terça-feira (16/04) uma portaria  que estabelece que todos os eventos, independente de serem de emenda de vereador ou receberem recursos públicos, passem por classificação de faixa etária e de locais adequados. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 16 de abril (campinas.sp.gov.br/servico/diario-oficial)."

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.