POLÊMICA

Dário sobre show em praça de Campinas com sexo e nudez: 'imagens lamentáveis'

O chefe do executivo disse que determinou a exclusão do promotor do evento de futuros projetos culturais com apoio da Prefeitura de Campinas.

Por Flávio Paradella | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Reprodução/Redes Sociais

A apresentação que causou indignação foi denominada “Festa da Bicuda”, realizada na Praça Durval Pattaro
A apresentação que causou indignação foi denominada “Festa da Bicuda”, realizada na Praça Durval Pattaro

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), se pronunciou sobre o evento ‘Festa da Bicuda’ realizado em uma praça do Distrito de Barão Geraldo que teve cenas de nudez e sexo no último domingo, dia 14.

A apresentação contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e teve a destinação de verba por meio de emendas impositivas da vereadora Paolla Miguel (PT).

As imagens viralizadas nas redes sociais foram avaliadas como “inconcebíveis” e “deprimentes” pelo prefeito Dário Saadi. O chefe do executivo disse que determinou a exclusão do promotor do evento de futuros projetos culturais com apoio da Prefeitura de Campinas.

“No meu governo esse promotor não faz mais eventos em Campinas. Além disso já determinei uma portaria para que todos os eventos, independente se for através de emenda de vereadores ou não, passem por uma classificação de faixa etária”, afirmou Dário Saadi.

Festa da Bicuda

A apresentação que causou indignação foi denominada “Festa da Bicuda”, realizada na Praça Durval Pattaro, em Barão Geraldo, e mostrou cenas de nudez e sexo oral em cima de um palco. Os atos acontecem enquanto a cantora diz: “a putaria, para entrar nela tem que go*** todo dia na minha calcinha”.

A Secretaria de Cultura e Turismo constatou a apresentação pública de cenas de nudez e simulação de sexo, que não haviam sido informadas previamente pela produção do evento, apoiado com estrutura, a partir de indicação de recursos de emenda parlamentar da vereadora Paolla Miguel.

Segundo a pasta da Prefeitura de Campinas, a responsabilidade pela exibição de cenas de nudez é do promotor, que não está sujeito à censura prévia, mas que responde pelos seus atos. Para evitar conteúdos impróprios em espaços públicos e para resguardar o direito de escolhas das pessoas ao acessá-los, a Secretaria de Cultura e Turismo adotará a obrigatoriedade do produtor declarar previamente à faixa etária a que se enquadra o espetáculo ou exposição.

Já a vereadora Paolla Miguel disse que a emenda foi utilizada para parte da estrutura física que atendeu a população que desejou comparecer ao evento, como banheiros químicos, apoio logístico e montagem de palco. Ela ainda afirma que não tinha ciência das apresentações artísticas programadas.

“O evento já estava organizado pelos seus produtores, que são responsáveis pela curadoria, contratação de artistas e pagamento de cachê. Nenhum ente público, nem nosso mandato, nem a Secretaria de Cultura, tiveram conhecimento prévio do conteúdo das apresentações”, disse em nota a vereadora.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.