TREINAMENTO

Cesp orienta moradores sobre 1º simulado de transbordamento da represa de Paraibuna

Ações integram o Plano de Ação de Emergência da usina e visam capacitar a população para uma eventual situação que demande a evacuação da área; confira calendário de atividades

Por Da redação | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Represa de Paraibuna
Represa de Paraibuna

A Cesp iniciou nesta segunda-feira (15) uma série de visitas e palestras para os moradores de Paraibuna. O objetivo é informar e orientar as comunidades sobre a realização do primeiro exercício prático de simulado de segurança de barragem da UHE Paraibuna, previsto para ocorrer no dia 4 de maio de 2024, às 10h.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O simulado é uma ação preventiva, prevista na Lei Federal 12.334/2010, da PNSB (Política Nacional de Segurança de Barragens). O exercício faz parte do PAE (Plano de Ação de Emergência) da usina com objetivo de capacitar a população para uma eventual situação que demande a evacuação da área.

As visitas e palestras serão realizadas em diferentes locais e horários pela equipe da empresa Sob Medida, contratada pela Cesp e validada pela Defesa Civil local, que estará devidamente uniformizada e identificada.

“É sempre importante reforçarmos que a UHE Paraibuna está em condições seguras e é monitorada 24 horas por dia durante os sete dias da semana. As visitas e palestras tem como foco esclarecer dúvidas e convidar os moradores para o exercício. Esse é um momento importante para podermos coletar sugestões e contribuições para o aprimoramento das ações do PAE”, disse Ovídio Santos, gerente de segurança de barragem da Cesp.

Em conjunto com a Defesa Civil e a Prefeitura de Paraibuna, etapas importantes do PAE, que antecedem o simulado, já foram concluídas. Dentre elas, o mapeamento da população que reside na área denominada ZAS (Zona de Autossalvamento), a instalação do sistema sonoro de alerta com sirenes, além do mapeamento e sinalização das rotas de fuga e pontos de encontro com placas que indicam o caminho mais rápido e seguro até o local onde a comunidade estará segura de incidentes em caso de emergência.

Confira o cronograma de atividades:

16/4 - Visitas orientativas de porta em porta e entrega de material informativo

17/4 - Palestra orientativa nas Escolas Municipais Santinha Moura e Irmã Zoé / Visitas orientativas de porta em porta e entrega de material informativo/ Reunião Pública às 19h30 no Ginásio CAAMI.

18, 19, 20 e 21/4 - Visitas orientativas de porta em porta e entrega de material informativo

22/4 - Palestra orientativa na Escola Estadual Doutor Cerqueira e Coronel Eduardo / Visitas orientativas de porta em porta e entrega de material informativo

23/4 - Visitas orientativas de porta em porta e entrega de material informativo

24/4 – Visitas orientativas de porta em porta e entrega de material informativo / Reunião Pública às 19h30 no Centro Social Vila Amélia Benedita Turíbio Lourenço "Dita Lourenço"

25, 26, 27, 28, 29 e 30/4 - Visitas orientativas de porta em porta e entrega de material informativo

2/5 – Reunião Pública às 19h30 no Ginásio CAAMI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.