CRIME

Gaeco faz busca na região contra fraudes em licitação; PCC estaria envolvido

As equipes dão cumprimento a mandados de busca e apreensão em 42 endereços e a 15 de prisão temporária; na região, a investigação apura irregularidades em Jaguariúna e Itatiba.

Por Thiago Rovêdo | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para Sampi Campinas

Divulgação

Operação contou com participação do Baep de Campinas
Operação contou com participação do Baep de Campinas

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), com apoio da PM (Polícia Militar) deflagrou uma operação com o objetivo de desarticular um grupo criminoso, associado ao PCC, investigado por inúmeras fraudes em licitação em prefeituras e Câmaras Municipais em diversas cidades do estado. Na região, a investigação apura irregularidades em Jaguariúna e Itatiba.

As equipes estão dando cumprimento a mandados de busca e apreensão em 42 endereços e a 15 de prisão temporária, todos expedidos pela 5ª Vara Criminal de Guarulhos.

As ordens judiciais incluem prisão cautelar de agentes públicos, três deles vereadores de cidades do Alto Tietê e no litoral. Segundo a investigação, empresas atuavam de forma recorrente para frustrar a competição nos processos de contratação de mão de obra terceirizada no Estado.

Além das cidades da região, são alvos Guarulhos, São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Cubatão, Arujá, Santa Isabel, Poá, Guarujá, Sorocaba, Buri, entre outros municípios que têm contratos sob análise.

De acordo com o promotores, havia simulação de concorrência com empresas parceiras ou de um mesmo grupo econômico. Também há indicativos da corrupção sistemática de agentes públicos e políticos (secretários, procuradores, presidentes de Câmara de Vereadores, pregoeiros etc.) e diversos outros delitos – como fraudes documentais e lavagem de dinheiro.

As empresas do grupo têm contratos públicos que somam mais de R$ 200 milhões nos últimos anos. Alguns deles atendiam a interesse do PCC, que tinha influência na escolha dos ganhadores de licitações e reparte os valores da licitação

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.