CANCELADA

Volpato se desculpa por dizer que parceiro tem de saber se o outro tem Aids; VÍDEO

Ela foi acusada de preconceito contra pessoas que vivem com HIV, e um debate começou na internet, envolvendo médicos, pacientes e os que só queriam opinar.

15/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação/

Reprodução/@regina_volpato/Instagram

No vídeo de desculpas, Volpato humildemente se desculpa por sua perspectiva 'ofensiva' e 'mal-informada'.
No vídeo de desculpas, Volpato humildemente se desculpa por sua perspectiva 'ofensiva' e 'mal-informada'.

Regina Volpato, jornalista e ex-apresentadora do programa "Casos de Família", se desculpou nesta segunda-feira (15) pelo vídeo em que levanta a questão de uma pessoa ter ou não de dizer ao parceiro que é portador do vírus HIV. 

Leia também: No Brasil, 190 mil pessoas que sabem ter HIV ainda não iniciaram tratamento

Ela disponibilizou uma caixa de perguntas no Instagram para que seus seguidores fizessem perguntas e pedissem conselhos. Quando um deles disse estar apaixonado por um homem que revelou ser portador do HIV após o terceiro encontro sexual, ela aconselhou que o seguidor se distanciasse, pois essa pessoa não seria digna de confiança por não ter contado antes.

Ela foi acusada de preconceito contra pessoas que vivem com HIV, e um debate começou na internet, envolvendo médicos, pacientes e os que só queriam opinar. Afinal, alguém soropositivo deve revelar seu diagnóstico aos parceiros sexuais?

No vídeo de desculpas, Volpato humildemente se desculpa por sua perspectiva "ofensiva" e "mal-informada". 

Desde 2022, a Lei 14.289, proíbe a divulgação por agentes públicos ou privados de informações que permitam a identificação de portadores de HIV. Já o sigilo profissional somente poderá ser quebrado em casos determinados por lei, por justa causa ou por autorização expressa da pessoa com o vírus.

De acordo com a norma, o sigilo passa a ser obrigatório no âmbito de serviços de saúde, nos estabelecimentos de ensino, nos locais de trabalho, na administração pública, na segurança pública, nos processos judiciais e nas mídias escrita e audiovisual. 

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Tati
    16/04/2024
    Mas saber, é um direito de qualquer um! Assim, como qqr doença transmissível! Já vi gente na polícia civil reclamando de cara que sabia ter HPV é só contou depois! O cara foi chamado na hora e teve que esclarecer, pois se a pessoa sabe que tem e prolifera a doença por maldade, também é crime! É honesto ter uma conversa. Sabemos que HIVs negativados não transmitem, mas tem gente que não se cuida mesmo, até mesmo por ignorância sobre os novos testamentos.