INVESTIGAÇÃO

MPT instaura procedimento para apurar explosão em prédio da Saúde de Bauru

Material fotográfico permite concluir que consequências poderiam ser mais severas, diz procuradora do trabalho

Por André Fleury Moraes | 15/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Divulgação

Explosão de ar-condicionado destruiu sala do imóvel
Explosão de ar-condicionado destruiu sala do imóvel

O Ministério Público do Trabalho (MPT) acolheu uma representação do Sindicato dos Servidores Municipais (Sinserm) e abriu no último dia 12 um procedimento preparatório para apurar as circunstâncias da explosão de um ar-condicionado no prédio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Bauru. A prefeitura é investigada neste caso.

O caso, como noticiou o JC, aconteceu por volta das 19h30 do dia 25 de março. Foi percebido por três servidores que trabalhavam no momento do acidente. "Eles ficaram muito nervosos com o que estava acontecendo, mas ainda conseguiram desligar o disjuntor e acionaram o alarme de incêndio", diz a peça elaborada pelo Sinserm e assinada por toda a diretoria da entidade.

“O material fotográfico que instruiu a denúncia permite se aferir a gravidade da explosão que poderia ter tido consequências muito mais graves do que aquelas efetivamente verificadas”, afirma a procuradora do trabalho Guiomar Pessoto Guimarães. Se houver elementos que indiquem eventual responsabilização, o procedimento evoluirá para inquérito.

Guiomar pediu encaminhamento de ofício ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para que responda se teve conhecimento do incêndio no local.

Em caso de negativa, destaca a procuradora, “requer o Ministério Público do Trabalho que o imóvel seja inspecionado, no menor prazo possível, a fim de aferir as condições do meio ambiente do trabalho, notadamente, no que diz respeito às instalações elétricas, com remessa do relatório conclusivo tão logo a diligência seja concluída”.

Ela também oficiou a prefeitura para que dê esclarecimentos sobre se o prédio possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e se foi vistoriado pela Defesa Civil.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.