DOAÇÃO DE SANGUE

Dengue e covid afetam doações de sangue no Hemonúcleo de Piracicaba e estoque está baixo

Hemonúcleo de Piracicaba arrecadou 337 bolsas de sangue a menos no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023

Por Roberto Gardinalli | 15/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Divulgação/Santa Casa de Piracicaba

O Hemonúcleo de Piracicaba registrou uma queda na arrecadação de bolsas de sangue no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023, e está em alerta para o estoque baixo. De acordo com os dados enviados, em 2024, o número de bolsas de sangue coletadas foi de 2.270 bolsas entre janeiro e março, enquanto que, no mesmo período do ano passado, foram coletadas 2.607. A queda, segundo o Hemonúcleo, é de 13%.

Saiba mais sobre Piracicaba

Em comparação entre os meses de março de 2024 e 2023, a queda entre esse ano e o ano passado foi de 26%. Segundo os dados do Hemonúcleo de Piracicaba, no terceiro mês de 2023, foram 907 bolsas de sangue coletadas, contra 669 em 2024, em uma queda que foi considerada geral, independentemente da tipagem sanguínea.

De acordo com nota enviada pelo Hemonúcleo, o atual cenário da dengue e da covid-19 pode ter influenciado na arrecadação do sangue, já que os doadores que foram acometidos pelas doenças devem passar por um período de espera entre o fim da doença e a possibilidade de doação. “Quem teve dengue ou tomou a vacina contra a dengue deve aguardar 30 dias, ou 180 dias em caso de dengue grave, para doar sangue novamente”, informou o Hemonúcleo. “Já a vacina para covid impede a doação apenas por 48 horas, porém, sintomas gripais impedem por 15 dias após a resolução. Acreditamos que isso possa estar impactando nas doações, que tiveram uma queda significativa”, completou. A recomendação de espera após o fim das doenças é indicada por uma norma técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

DOAÇÕES
As doações no Hemonúcleo de Piracicaba acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. O Hemonúcleo é administrado pelo Hemocentro da Unicamp e fica na Santa Casa de Piracicaba. Para doar sangue, o interessado deve ter entre 18 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50 kg. Jovens com idade entre 16 e 17 anos podem se candidatar com consentimento formal e presença de um responsável.

O doador não pode estar em jejum, apenas deve evitar comer alimentos gordurosos. Além disso, o doador não pode fumar duas horas antes ou depois da doação. Não podem doar sangue pessoas que estiverem com gripe, resfriados ou infecções que causem febre; também não podem doar pessoas que tenham sífilis, malária ou doença de Chagas. Pessoas que foram expostas a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis, que têm histórico de uso de drogas injetáveis ou que tenham contraído hepatites após os 11 anos de idade também não podem doar. Mulheres grávidas, lactantes ou que tenham dado à luz em um período de até três meses também não podem doar.

O intervalo para doações de homens é de pelo menos 60 dias, mulheres devem esperar 90 dias entre as doações e pessoas com idade entre 60 e 69 anos devem esperar 120 dias.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Danilo
    15/04/2024
    Até hoje não entendo. Se precisam tanto de doação por que funcionam em horários que a grande maioria das pessoas está trabalhando? E por que não abrem se finais de semana?