DEDOS FALSOS

Cerca de 200 dedos de silicone são encontrados em fiscalização

Local foi alvo do Detran-SP e da Polícia Civil, nesta sexta-feira, após denúncia de irregularidades

Por Da Redação | 12/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Foto: Divulgação/Detran

Os moldes de silicone são utilizados para burlar o sistema de controle biométrico do e-CNHsp no processo de emissão da carteira de habilitação
Os moldes de silicone são utilizados para burlar o sistema de controle biométrico do e-CNHsp no processo de emissão da carteira de habilitação

Cerca de 200 dedos de silicone foram apreendidos em um Centro de Formação de Condutores (CFC) de São Paulo, durante fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) em conjunto com a 4ª Delegacia da DICCA, da Polícia Civil, que investiga crimes contra a administração, fraudes decorrentes das atividades de trânsito e atua no combate à corrupção.

Os moldes de silicone são utilizados para burlar o sistema de controle biométrico do e-CNHsp no processo de emissão da carteira de habilitação. Em casos como esse, o cidadão não comparece à autoescola para a realização dos exames práticos e teóricos, e tem sua presença confirmada de forma ilegal, por meio dos dedos falsos, que carregam impressões digitais. Os moldes serão encaminhados à perícia na tentativa de identificar as pessoas a quem pertencem as impressões.

Quatro indivíduos que estavam no local foram encaminhados à delegacia, onde será instaurado Inquérito Policial. O CFC, seus proprietários e diretores tiveram as atividades suspensas junto ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). É importante mencionar que eventual penalidade poderá ser aplicada somente após a conclusão do respectivo processo administrativo, no qual serão observados os princípios do contraditório e da ampla defesa. A penalidade prevista para esse tipo de conduta, considerada de natureza gravíssima para o Detran-SP, pode resultar na cassação do registro do credenciado.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.