RUMO A PARIS

Olimpíada: Brasil terá 4 representantes no taekwondo; piracicabano vive expectativa

O feito inédito passa muito por Piracicaba, que é uma das cidades que fazem um trabalho de excelência na base

Por Erivan Monteiro | 12/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Divulgação

Guilherme (segundo na foto) com Maria Clara, Henrique e Edival
Guilherme (segundo na foto) com Maria Clara, Henrique e Edival

O Brasil terá nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, quatro representantes, um feito histórico para a modalidade. Depois de Caroline Santos, que já tinha se classificado pelo Ranking Olímpico, mais três atletas garantiram classificação durante o Pan de Santo Domingo, na República Dominicana: Edival Marques, Henrique Rodrigues e Maria Clara Lima.

O feito inédito passa muito por Piracicaba, que é uma das cidades que fazem um trabalho de excelência na base. Além disso, a cidade tem um representante na seleção: Guilherme Felix, ex-atleta piracicabano e radicado na cidade, é analista de desempenho da seleção.

“É legal ressaltar que pela primeira vez na história o Brasil irá com 4 competidores na equipe olímpica”, enfatizou o analista de desempenho, que está com a seleção em Santo Domingo. Guilherme Felix trabalha há dois anos na seleção e vive a expectativa de ser convocado para os Jogos.

Para carimbar o passaporte para Paris, Edival Marques (masculino até 68 kg) venceu os atletas da Bolívia e Argentina; Henrique Rodrigures (masculino até 80 kg) despachou os competidores de Porto Rico e República Dominicana; e Maria Clara Lima (feminino até 57 kg) derrotou os representantes de Suriname e Costa Rica.

Guilherme Felix destacou ainda a classificação de Claro Lopes para as paralimpíadas, na mesma competição. Claro venceu os atletas dos EUA e Aruba para se classificar para os Jogos Paralímpicos. “A equipe paralímpica brasileira será, em quantitativo, a maior da América, com 6 atletas, e a segunda maior do mundo, atrás apenas da Turquia”, declarou.

MAIS MULHERES

Depois das conquistas das vagas no taekwondo, o Brasil chegou a 184 atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Desse total, 110 são mulheres e 57 homens. Além disso, o país tem sete vagas no hipismo, cujas disputas são mistas, e dez atletas sem índice podem ser convocados na natação para compor os revezamentos classificados até agora.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.