IMUNIZAÇÃO

Governo não entrega e estoque de vacina bivalente contra covid-19 acaba

Último repasse ocorreu no dia 7 de março, mas chegaram 2.255 doses

Por André Thieful | 12/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em março, governo enviou metade da remessa de vacinas ao município
Em março, governo enviou metade da remessa de vacinas ao município

A vacina bivalente contra a covid-19 está em falta no município e não há nenhuma dose disponível. A informação é do Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. A última remessa desse imunizante que a cidade recebeu ocorreu no mês passado e, ainda assim, apenas metade das doses pedidas foi enviada ao município. De acordo com a Secretaria, todo mês são solicitadas ao governo do Estado cinco mil doses do vacina bivalente. O último repasse ocorreu no dia 7 de março, mas chegaram 2.255 doses, número insuficiente para atender a demanda.

“O município segue solicitando os imunizantes, porém, sem sucesso”, explicou. A Secretaria Estadual da Saúde também foi questionada A vacina bivalente garante proteção contra a cepa original do vírus que causou a primeira onda da pandemia de covid-19 e suas variantes, como é o caso da Ômicron. A imunização é realizada em dose única e considerada mais eficaz que as vacinas monovalentes. O Ministério da Saúde preconiza que devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses as pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam uma última dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses, independentemente do número e tipo de dose já realizada. Pessoas que integram outros grupos prioritários realizarão a dose da vacina bivalente anualmente.

A Secretaria Estadual da Saúde explicou, por meio do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), que, neste ano, recebeu apenas uma remessa da vacina bivalente. “Nos meses de fevereiro, março e abril, o Ministério da Saúde realizou um repasse de doses contra a covid-19 (Bivalente e Pediátrica) inferior ao solicitado pelos Grupos de Vigilância Epidemiológica. O CVE aguarda o recebimento de novas doses por parte do Programa Nacional de Imunizações para enviar aos GVE”, explicou. O Ministério da Saúde foi questionado sobre a remessa de novos lotes da vacina, mas não respondeu.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.