SAÚDE

Piracicaba está em epidemia de dengue, diz Secretaria de Saúde

Pasta informou que, apesar do cenário, prefeitura não vai decretar estado de emergência

Por Da Redação | 05/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Piracicaba

Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Piracicaba informou que o cenário da dengue da cidade é considerado como epidemia. Segundo nota enviada pela secretaria, a cidade tem, atualmente, 5.892 casos confirmados e três mortes registradas, o que coloca a situação como epidemia, de acordo com as definições da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Saiba mais sobre Piracicaba

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que segue acompanhando de perto a incidência de novos casos diariamente conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde bem como acompanhando a tendência histórica da doença na cidade. Assim, acompanhando o cenário nacional, o município se enquadra no conceito de epidemia atingindo, neste momento, o total de 5.892 casos confirmados para dengue até o dia 5 de abril, conforme define a OMS”, informou a SMS em nota.

A pasta informou, no entanto, que ainda não avalia a possibilidade de decretação de estado de emergência, já que, segundo a nota, o sistema de saúde da cidade não está sobrecarregado. “Apesar do número de novos casos registrados até o momento, a rede municipal de saúde tem absorvido bem o crescimento da demanda até aqui, desta forma, não há no momento a necessidade para um decreto municipal de situação de emergência para a doença, uma vez que a Prefeitura de Piracicaba tem adotado todas as medidas administrativas necessárias à contenção de arboviroses, tendo estoque suficiente de insumos e materiais para atendimento dos pacientes”, informou. “Além de contar com equipe técnica adequada e infraestrutura suficiente para o enfrentamento da doença o que inviabiliza a possibilidade do decreto, não descartando editá-lo caso seja necessário futuramente”, completou.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.