A Receita Federal fez um alerta sobre uma nova tentativa de golpe, que utiliza o nome da instituição para facilitar a fraude. De acordo com o órgão, criminosos tem informado às possíveis vítimas sobre supostos erros nas declarações do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física).
Saiba mais
- Você ainda não pagou o IPVA do seu carro? Veja como fazer
- Veja o resultado da Mega-Sena, Lotofácil e outros jogos das Loterias
- Construtora abre processo seletivo para 150 vagas de trabalho em Piracicaba; VEJA CARGOS
De acordo com a Receita Federal, os criminosos estão se aproveitando desse contexto, informando às possíveis vítimas sobre supostos erros em suas declarações e exigindo regularização até a data limite de 5 de abril. Para dar credibilidade, eles disponibilizam um link malicioso, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento de correção em um suposto arquivo PDF para impressão. Na mensagem, utilizam a sigla IRPF e se referem às possíveis vítimas como "contribuinte", termos comumente empregados pelo órgão em sua comunicação.
Além disso, os fraudadores mencionam legislação federal e até o Código Civil para dar peso à ameaça de multa e malha fiscal. Nota-se um nível de detalhamento maior, indicando que estão atualizados quanto à declaração de 2024, a qual se refere ao ano calendário 2023.
A Receita Federal alerta para que as pessoas não cliquem em links suspeitos e não forneçam informações pessoais em respostas às mensagens fraudulentas. ”A Receita Federal reitera que NÃO envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links”, informou.
RECOMENDAÇÕES
A Receita Federal recomenda aos contribuintes que desconfiem de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda; nunca cliquem em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcioná-los a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo; não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal. Lembre-se de que a instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.
COMO IDENTIFICAR ERROS NA DECLARAÇÃO
Quando você envia a sua Declaração de Imposto de Renda, ela passa por uma análise dos sistemas da Receita Federal, onde são verificadas as informações que você enviou e elas são comparadas com informações fornecidas por outras entidades (terceiros), que também têm que prestar informações à Receita: empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros.
Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas por você em relação às informações apresentadas por terceiros, a sua declaração será separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal (ou "malha fina" como é popularmente conhecida).
Você não receberá a sua restituição enquanto a sua declaração estiver em Malha Fiscal.
Para saber se a sua Declaração está em malha, acesse o e-CAC. Selecione a opção " Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF) " e na aba "Processamento", escolha o item "Pendências de Malha". Lá você pode ver se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida.
Se a declaração está em malha porque você cometeu algum erro no preenchimento ou deixou de informar alguma coisa, pode fazer uma retificação da sua declaração, desde que ainda não tenha recebido o termo de intimação. Saiba mais aqui .
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.
Comentários
1 Comentários
-
Irene Souza 04/04/2024temos que prestar muita atenção, os bandidos estão em todo lugar