FEITO HISTÓRICO

Piracicabano completa 38 anos como atleta de corridas de rua

Preté conheceu em 160 cidades diferentes pelo Brasil e, só em Piracicaba, foram 431 corridas; no total, ele acumulou 530 pódios

Por Erivan Monteiro | 30/01/2024 | Tempo de leitura: 1 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Divulgação

Preté durante a prova realizada em Leme, no domingo passado
Preté durante a prova realizada em Leme, no domingo passado

O veterano atleta piracicabano José Antonio Teixeira Leite, o Preté, é um corredor histórico de Piracicaba que há décadas se dedica ao pedestrianismo. Na próxima sexta-feira (2), ele completará 38 anos dedicados às corridas de rua.

“Eu tenho documentos que eu localizei na Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), de 2 de fevereiro de 1986”, disse Preté, que tem essa data como a da primeira corrida feita por ele.

Para comemorar o feito, o atleta, de 74 anos, fará neste domingo (4), em Piracicaba, sua corrida de número 1.345. Durante esse longo período nas corridas, Preté conheceu em 160 cidades diferentes pelo Brasil. Só em Piracicaba, foram 431 corridas. No total, ele acumulou 530 pódios.

No domingo passado (28), ele participou de uma corrida na cidade de Leme, na qual ele percorreu 5,8 km em 33min34seg. Outros feitos que estão no currículo do superatleta são, por exemplo, 100 km em 12 horas; 1000 km em 100 dias; e 80 km na avenida Cruzeiro do Sul.

PROJETO - Atualmente, Preté está com um projeto que tem como objetivo fazer uma prova todo final de semana até completar 180 corridas, com o prazo máximo de 31 de dezembro de 2029. O projeto começou em outubro e, até o momento, Preté já completou 25 provas.

Em 2029, ele pretende fechar esse projeto com a sua 104ª corrida de São Silvestre, quando estará com 80 anos. “A gente vai tocando. Eu quero realmente chegar com o projeto nesta data. Deu certo, tudo bem; não deu, pulo mais um ano até completar”, explicou.

“Estou fazendo esse projeto de 180 corridas como posso, não fisicamente, mas financeiramente. Porque a gente não tem patrocínio. As pessoas pensam que, por ser idoso, a gente não tem capacidade física”, lamentou.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.