BOLA NA MÃO

Handebol começa nova temporada e já colhe frutos; projeto quer abrir novas turmas

Em parceria com a Selam, o projeto tem atualmente cerca de 300 alunos em vários polos pela cidade

Por Erivan Monteiro | 26/01/2024 | Tempo de leitura: 4 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

As meninas durante treinamento no ginásio do Prezotto: trabalho de excelência na cidade
As meninas durante treinamento no ginásio do Prezotto: trabalho de excelência na cidade

O projeto Handebol Futuro, da ADH 15 Pira, recomeçou os trabalhos em 2024 já com uma boa notícia: a atleta Mariana Martins Nogueira, de 16 anos, oriunda das categorias de base, acertou transferência para o clube Centro Olímpico, de São Paulo. Em parceria com a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), o projeto tem atualmente cerca de 300 alunos em vários polos pela cidade. Para esse ano, a meta é aumentar ainda mais o atendimento em Piracicaba.

O idealizador do projeto é o professor José Batista, que mantém escolinhas de handebol em todas as categorias, desde a iniciação até as equipes de competição, com o 15 Pira. “Este ano, estamos voltando às atividades em alguns polos e reorganizando as turmas. Estamos com 10 polos já em atividade este ano - 4 no ginásio Prezotto, 3 no miniginásio, 2 no Santa Teresinha e 1 no Paulicéia)”, contou.

Batista lembrou que o projeto da modalidade também estará nas escolas da cidade. “Estamos aguardando o retorno das aulas para podermos reabrir os polos que acontecem dentro das escolas”, explicou o treinador, que tem como assistentes os professores Lucas Deotto e Vinícius Bispo.

Para esse ano, o 15 Pira terá pela frente as competições anuais das ligas regionais e os torneios da Secretaria do Estado, Jogos da Juventude, Jogos Regionais, Jogos Abertos e Copa São Paulo. “Nossa perspectiva é conseguir as melhores colocações possíveis nas competições disputadas”, explicou. “Além disso, a maior conquista, que seria oferecer aos alunos a oportunidade de participarem de eventos esportivos ao longo do ano, possibilitando o aprendizado em várias esferas que esporte oferece”, emendou Batista.

Em 2023, foram muitas conquistas da equipe, o que demostra a seriedade do trabalho. Entre os destaques estão o título dos Jogos Regionais; o vice-campeonato adulto masculino e o título juvenil feminino da Liga de Handebol do Estado de São Paulo; e vice-campeão feminino da Liga de Handebol do Interior, entre outros. “Mas, sem dúvida, nossa maior conquista foi proporcionar o handebol para muitas crianças e adolescentes do município de Piracicaba”, ponderou o professor.

NOVAS VAGAS

O projeto está aberto durante todo o ano para atender as crianças que queiram aprender a modalidade, segundo explicou o professor José Batista, idealizador do projeto. Os interessados devem procurar os locais onde estão tendo as aulas e conversar com o professor e fazer a inscrição, ou se tiver dúvidas podem também entrar em contato pelo instagram adh15pira.

Além dos polos já existentes, Batista tem planos de expansão neste ano. “Sempre queremos proporcionar mais a modalidade em nosso município, e onde for possível colocaremos um polo de aprendizagem do handebol”, afirmou.

O projeto em parceria com a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) já revelou várias atletas para os clubes da capital e também do exterior. O caso mais recente foi da a atleta Mariana Martins Nogueira, de 16 anos, que acertou nesta semana sua transferência para o clube Centro Olímpico, de São Paulo.

Outra que vem fazendo muito sucesso na capital paulista é a armadora piracicabana Maria Eduarda Pereira, a Duda. A atleta de 16 anos é atualmente titular e capitã do EC Pinheiros, um dos clubes mais importantes do país na modalidade. Ela já está há três anos no Pinheiros – foi para lá em 2019, aos 13 anos, após passar em uma peneira.

Em julho, ela foi convocada para a Seleção Paulista de Handebol, categoria Cadete Feminino, que representou o Estado no Campeonato Brasileiro de Seleções, em agosto, em Campo Bom-RS. Duda começou a jogar com apenas seis anos no projeto de handebol em um ginásio perto de onde morava, em Piracicaba.

TODOS OS LOCAIS DO PROJETO

Ginásio do Prezotto - Segunda e quarta, das 16h30 às 18h - meninas de 13 a 15 anos

Ginásio do Prezotto - Segunda e quarta, das 18h às 19h - meninos de 12 a 15 anos

Miniginásio Garcia Neto- Terça e quinta, das 18h às 19h - crianças de 5 a 9 anos

Miniginásio Garcia Neto - Terça e quinta, das 19h às 20h - meninas de 10 a 13 anos

Miniginásio Garcia Neto - Terça e quinta, das 20h às 21h30 - meninos de 10 a 13 anos

Santa Teresinha - Quarta e sexta, das 18 às 19 - meninas de 8 a 15 anos

Santa Teresinha - Quarta e sexta, das 19 às 20h - meninos de 8 a 15 anos

Ginásio da Pauliceia - Segunda e quarta, das 15 às 18 - meninas de 8 a 15 anos

OBS: Meninas e meninos a partir de 16 anos: entrar em contato com os professores.

Os interessados devem procurar os locais onde estão tendo as aulas e conversar com o professor e fazer a inscrição; ou se tiver dúvidas podem também entrar em contato pelo instagram adh15pira.

Fonte – ADH 15 Pira

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.