PAULISTÃO

XV de Piracicaba estreia no Vale do Paraíba e sonha com acesso após nove anos

Equipe alvinegra encara o Taubaté, às 20h15, na abertura da competição, e espera voltar à elite no próximo ano

Por Erivan Monteiro | 16/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Mariana Kasten/XV de Piracicaba

O jogador Bruno Santos durante treino: time pronto para tentar o título e o acesso
O jogador Bruno Santos durante treino: time pronto para tentar o título e o acesso

O XV de Piracicaba inicia nesta quarta-feira (17) mais uma tentativa de retornar à Série A1 do Campeonato Paulista. Estreia diante do Taubaté, às 20h15, no estádio Joaquim de Morais Filho, no Vale do Paraíba, como uma das equipes favoritas ao acesso, muito em função das campanhas dos últimos anos, quando “bateu na trave” em várias oportunidades.

Desta vez, a renovada equipe quinzista, sob o comando de Paulo Roberto Santos - técnico experiente e com vários acessos na carreira -, quer aprender com os próprios erros do passado para, desta vez, voltar ao Paulistão após nove anos. A última vez que o Nhô Quim disputou a elite foi na temporada 2016. 

Sobre o duelo inicial, o Nhô Quim estará diante de uma equipe que também tem muita tradição no cenário paulista. Tanto que, a exemplo do XV de Piracicaba, o rival desta noite tem seis conquistas de Série A2 (1919, 1926, 1928, 1942, 1954 e 1979). O Alvinegro foi campeão do torneio de acesso em 1931, 1947, 1948, 1967, 1983 e 2011.

CONHECIDOS

Paulo Roberto Santos contou que o Burro da Central tem muitos atletas conhecidos, mas, segundo ele, todas as equipes serão analisadas com mais detalhes quando a bola rolar. “O Taubaté conta com vários atletas que são conhecidos por nós. Soubemos dos jogos-treino que eles fizeram, mas não tem como você ter muitas informações”, declarou.

“Você só terá mais informações de seus adversários a partir da primeira rodada, quando todos começarão a saber mais sobre todos, porém nós procuramos colher algumas informações para nos ajudar nessa partida”, concluiu o treinador.

Sobre sua equipe, Paulo Roberto disse que tem um elenco comprometido com o clube. “O grupo hoje se conhece muito bem e todos têm a consciência de que conseguimos formar um elenco competitivo, com jogadores acostumados a jogos e campeonatos importantes. Agora, somente o campeonato é que mostra aonde se pode chegar”, afirmou.

ANSIEDADE

O comandante sabe que a partida de estreia é sempre complicada por conta do lado emocional, mas espera que os jogadores coloquem em campo o que foi feito durante toda a pré-temporada. “O atleta profissional tem que estar sempre confiante, pelo trabalho realizado. O que eu vejo mais é uma ansiedade, com relação ao início do torneio”.

O elenco do Nhô Quim teve cerca de dois meses de pré-temporada, sendo uma das partes finais na cidade de Jacutinga. Realizou cinco jogos-treinos, com três vitórias e dois empates. “Acredito que o campeonato deste ano será ainda mais acirrado, com um número maior de equipes disputando e em condições de conquistar o acesso”, analisou Paulo Roberto.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.