FESTA EM SAMPA

São Silvestre finaliza o calendário esportivo em 2023 com piracicabanos na Paulista

Neste ano, o destaque da Noiva da Colina será o corredor Antônio Marco Pereira de Araújo, que largará no pelotão de elite

Por Erivan Monteiro | 30/12/2023 | Tempo de leitura: 3 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Divulgação

Cerca de 35 mil corredores estarão na avenida Paulista
Cerca de 35 mil corredores estarão na avenida Paulista

O esporte dá adeus ao ano de 2023 na manhã deste domingo (31) com a edição de número 98 da Corrida Internacional de São Silvestre. A tradicional prova acontece nas principais ruas da capital paulista e terá a presença e vários piracicabanos, que sempre marcam presença no festivo evento. No total, o evento terá 35 mil corredores.

A prova começa com a categoria Cadeirantes, às 7h25 (de Brasília). Em seguida, às 7h40, será a vez da Elite feminina, ficando para as 8h05 a vez dos corredores da Elite masculina, Pelotão C, Cadeirantes com Guia e Pelotão Geral. A largada será na avenida Paulista, próximo ao número 2000, e a chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na avenida Paulista, 900.

Neste ano, o destaque da Noiva da Colina será o corredor Antônio Marco Pereira de Araújo, que largará do pelotão de elite. Esse era um objetivo que o atleta sempre buscou e agora, largando na frente, ele sonha ficar entre os melhores da prova.

Para se ter uma ideia do que sair na frente representa, basta lembrar que o pelotão de elite reúne entre 80 e 100 atletas, no máximo. Largar nessa condição, dá ao atleta chances reais de uma boa colocação, além de evitar sair junto com o “povão”, onde as dificuldades são inúmeras, inclusive de lesões.

As condições para pleitear uma vaga na elite são as seguintes: ser federado e ter de duas a três provas no ano aferidas pela Federação de Atletismo, além de ter os índices propostos. Esse ano, Antônio Marco conseguiu atingir todos esses quesitos.

Outro destaque é o veterano José Antônio Teixeira Leite, o Preté, que estará presente mais uma vez na avenida Paulista, para participar de mais uma corrida de São Silvestre. A equipe de Preté, a Corredores Piracicabanos, se uniu a outros grupos da cidade e, juntos, levarão 27 competidores à mais tradicional prova de pedestrianismo do país.

A “delegação” será encabeçada pelo próprio Preté que, aos 74 anos, vai para a sua 34ª participação na prova. Além dele, o time piracicabano terá muitos “experientes” e alguns novatos. Esse grupo de competidores irá a São Paulo com um ônibus cedido pela Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).

EM PIRACICABA

Quem não fez a inscrição para a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, que acontecerá em São Paulo, terá mais uma oportunidade de correr neste domingo (31), pois, neste dia, haverá a 7ª Corrida Piracicabana. É um evento gratuito, que sairá da Ponte Estaiada a partir das 7h e que tem como objetivo festejar o fim de mais uma temporada no esporte.

O evento vem sendo organizado nas redes sociais e não tem o caráter de uma corrida oficial, ou seja, com inscrições, percurso definido, pontos de hidratação ou medalhas, itens que têm em uma prova convencional. “É apenas uma reunião dos amigos da corrida para comemorar o último dia do ano correndo”, explica o comunicado de divulgação.

A prova também não há uma distância definida e os participantes poderão correr o quanto quiser e também não haverá a arrecadação de nenhum produto, pois não tem caráter beneficente. A única sugestão que os organizadores fazem é para que as pessoas, se puderem, compareçam fantasiadas para dar um colorido todo especial ao evento.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.