CULTURA

Piracicaba apresenta 1º Festival de Cinema Coreano SP - KOFF entre 15 e 18 de agosto

Iniciativa do Instituto São Paulo de Arte e Cultura, o evento apresenta o melhor da produção cinematográfica coreana

Por Redação | 19/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
redacao@jpjornal.com.br

Divulgação

Cena do filme 'A Parasita', ganhador do Oscar em 2020
Cena do filme 'A Parasita', ganhador do Oscar em 2020

Nos 60 anos da imigração coreana no Brasil, a cidade de Piracicaba - que comemora o Dia da Cultura Coreana no Calendário Oficial de Eventos do Município - recebe a primeira edição do Festival de Cinema Coreano SP – KOFF entre os dias 15 a 18 de agosto no Teatro do Engenho Central, na Av. Doutor. Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba, São Paulo. O objetivo da iniciativa é apresentar a produção cinematográfica coreana desde os filmes de arte e drama, até terror e ação. A iniciativa traz ao Brasil sucessos de bilheteria do cinema sul-coreano e apresenta uma Mostra Competitiva e uma Mostra Não-Competitiva, exibindo 30 filmes entre curtas e longas metragens premiados.

A Mostra Competitiva reúne três categorias: longas e curtas-metragens produzidos na Coreia do Sul sobre qualquer temática; longas e curtas-metragens produzidos no Brasil sobre a Coreia do Sul ou cultura coreana; e longas e curtas-metragens produzidos no Brasil realizados por brasileiros descendentes de coreanos sobre qualquer temática. A Mostra Não-Competitiva reúne dez longas-metragens selecionados entre os filmes mais representativos e premiados da produção cinematográfica sul coreana, homenageando sucessos internacionais de público, desde Oldboy a Decisão de Partir, e dez curtas-metragens selecionados entre os premiados no Busan International Short Film Festival - BISFF e outros importantes festivais de cinema da Coreia do Sul. Entre as atividades estão previstos eventos de abertura e encerramento, debates Internacionais com cineastas e produtores coreanos e brasileiros em formato híbrido, oficinas de produção de vídeo e noite de premiação e homenagens.

“No momento em que o Brasil se posiciona como um dos maiores consumidores das produções audiovisuais sul-coreanas, que foram elevadas a outro patamar após o filme Parasita romper barreiras, conquistando quatro prêmios no Oscar 2020, além da Palma de Ouro, em Cannes, em 2019, e o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira, em 2020, é de suma importância a realização de um projeto que celebre a excelência da cinematografia sul-coreana no Mundo”, explica a Diretora do Festival e Co-curadora Marcia Kling.

Durante o Festival, três debates explorarão temas fundamentais no cenário da produção audiovisual brasileira e coreana, além de abordar o futuro da indústria cinematográfica sul-coreana no âmbito global.

Toda a programação pode ser conferida no site: https://koffko.com.br/ ou na página do Instagram: https://www.instagram.com/koffko_/

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.