Piracicaba foi confirmada como sede do 27° Congresso Estadual da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). A definição aconteceu durante reunião virtual, realizada no último sábado (24), entre a diretoria da entidade. No encontro, foi definido o calendário de ações que serão feitas pelo sindicato.
Ficou definido que o congresso acontecerá na cidade entre os dias 1 e 3 de setembro. Antes do encontro estadual, foi marcado para o dia 29 de junho uma manifestação na frente da sede da Secretaria Estadual de Educação, que tem como objetivo pressionar o governo por alterações no edital de concursos públicos para a contratação de novos professores e reajuste salarial.
Segundo a deputada estadual Professora Bebel (PT), segunda-presidente da Apeoesp, é necessária a contratação de pelo menos 100 mil professores para suprir a demanda da educação em São Paulo. Atualmente, a rede estadual tem 210 mil professores, sendo que 49% desse total corresponde a profissionais temporários (categoria O).
“O oferecimento de 15 mil vagas no atual concurso é absolutamente insuficiente. Por isso, na reunião da Comissão de Educação e Cultura da Alesp, na semana passada, propus ao secretário estadual da Educação, Renato Feder, a convocação de mais do que 15 mil candidatos aprovados durante a vigência do concurso. Ele se comprometeu a estudar”, disse. Além do Congresso e da manifestação, a Apeoesp participa, no dia 5 de outubro, da marcha nacional da educação, em Brasília.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.