ENCONTRO

Fagotista e pianista viajam do Sul do Brasil para visitar Ernst Mahle em Piracicaba

Obra “Concerto 2020 para Fagote”, composta por Mahle, é a pesquisa de doutorado do músico Glaubert Nuske

Por Fernanda Rizzi | 09/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Claudinho Coradini/JP

Mahle recebeu uma visita especial nesta terça-feira (9)
Mahle recebeu uma visita especial nesta terça-feira (9)

Na manhã de desta terça-feira (9), o casal de músicos Ernst e Cidinha Mahle, fundadores da Empem (Escola de Música de Piracicaba Ernst Mahle), receberam uma visita do fagotista Glaubert Nuske e da pianista Claudia Deltregia, ambos professores da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), situada na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

A obra “Concerto 2020 para Fagote”, composta por Ernst Mahle, é a pesquisa de doutorado do músico Glaubert Nuske, e um momento muito importante para ele. “Eu confesso que eu não imaginava que eu teria esse momento. Teve toda a questão da pandemia e achei que não iria acontecer. Conversando com a Claudia, pensamos que precisaríamos ter esse contato com o Mahle e entramos em contato com a Cidinha, e ela nos disse para vir. Para mim, é muito importante porque como é o eixo central da minha pesquisa, ouvir o que o compositor tem a lhe dizer, faz uma diferença muito grande”, relata o fagotista.

Nuske também conta que assim que começou a estudar em Porto Alegre, soube do encontro do Festival de Fagote, em 2007, ocorrido em Piracicaba, na Escola de Música. “Na oportunidade, eu vi ser estreado um trio que o Mahle compôs, e foi um trio que posteriormente eu vi tocar. Hoje, eu participo da formação de um outro trio e estamos retomando essa obra do Mahle”, comenta.

E foi justamente desse encontro que o Glaubert foi levado para fazer Música-Bacharelado/Fagote na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). E, então, surgiu a oportunidade do concurso para professor de Fagote UFSM, onde atua atualmente.

Já Claudia teve a oportunidade de conhecer o compositor e realizar um recital em duo, com uma flautista, na Empem. Tudo aconteceu enquanto estudava música e piano em Campinas na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). “Mahle sempre foi uma fonte de inspiração. Depois, acabei indo para a área de pedagogia do piano, e toda essa trajetória didática do professor, com a melodia Cecília e outras, foi uma inspiração”, relatou ela.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.