OBRA INFANTIL

Escritoras Marly Perecin e Valdiza Capranico lançam ‘Histórias de Piracicaba’

A obra apresenta a história de Piracicaba entre os séculos 18 e 21, de forma didática e imediata para as crianças

Por Fernanda Rizzi | 13/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Alessandro Maschio/JP

Valdiza Capranico e Marly Perecin na redação do JP, com o diretor Marcelo Batuíra
Valdiza Capranico e Marly Perecin na redação do JP, com o diretor Marcelo Batuíra

Nesta sexta-feira (14), às 19h30, na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), as escritoras e professoras Marly Therezinha Germano Perecin e Valdiza Maria Capranico lançam “História de Piracicaba para Grandes e Pequenos”, uma obra infantil pedagógica e a 11ª da coleção mirim das autoras. O livro poderá ser comprado no local no valor de R$ 20. 

A obra apresenta a história de Piracicaba entre os séculos 18 e 21, de forma didática e imediata para as crianças. Segundo as escritoras, para tornar mais fácil, gostoso e divertido, o livro possui ilustrações de desenhos para colorir, feitos pelo artista Erasmo Spadotto. 

Em visita do Jornal de Piracicaba, Marly Perecin explicou que o livro se parece com um gibi. “Depois que a criança ler o texto, terá a parte didática com o resumo de tudo o que ela leu, no qual poderá aprender pela segunda vez. Depois há o vocabulário do texto para aprender pela terceira vez”, conta. 

A adaptação dos textos e pesquisas foram reescritos por Valdiza Maria Capranico, dentro da melhor metodologia de ensino para as crianças. Além disso, a obra nasce da necessidade de preparar um texto para professores e alunos, motivo pelo qual o livro recebe o nome para “grandes e pequenos”. 

“Ela é historiadora e eu sou especialista em educação infantil, peguei o texto dela e resumi o texto para criança. Ela fez um resumo para o adulto e esse resumo eu fiz para a criança. Para que ficasse mais chamativo, colocamos as ilustrações que ajudarão as crianças a memorizarem. Era esse o nosso objetivo, para que a criança conheça a história da cidade onde ela nasceu e vive”, conta Valdiza. 

As professoras também desejam que o livro possa preencher uma lacuna dentro da educação de Piracicaba e, que, as escolas adotem a ideia. “Hoje as crianças levam o que elas aprendem para os pais, como as histórias de economizar água ou não fumar. Eu vejo as crianças chamando a atenção do pai e da mãe. Então, é uma forma da criança se transformar em um canal para chegar até a família, que a maioria trabalha fora e não teve esse acesso à história. A criança seria o caminho e poderá contar em casa”, ressalta Valdiza. 

Como ex-professoras, a consciência de dever comprido. “Fizemos a nossa parte e, fazendo a nossa parte, nós colaboramos para que eles aprendam sobre a história de Piracicaba, independentemente da idade. Nós esperamos que Piracicaba receba o carinho desse trabalho nosso, porque a intenção foi a melhor possível de duas antigas professoras que aprenderam muito com a vida e ensinando”, finaliza Marly.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.