EM PIRACICABA

Disque 100 registra 279 denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas idosas

Em 2023, até o dia 15, serviço do governo federal já conta com 34 registros de Piracicaba e 8 sobre idosos

Por Nani Camargo | 29/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o JP

Freepik

Idosos são vítimas de maus-tratos dentro da própria casa onde moram
Idosos são vítimas de maus-tratos dentro da própria casa onde moram

Depois que o JP trouxe à tona, na última semana, denúncias de maus-tratos e existência de um “quarto da morte” na entidade mais tradicional da cidade – o Lar dos Velhinhos – ficou evidente a necessidade de que órgãos públicos de fiscalização acompanhem de perto trabalho de entidades que assistem populações em vulnerabilidade.

No caso dos idosos, o fato de muitos deles não conseguirem mais se cuidar sozinhos e muito menos denunciar abusos, a situação fica mais grave.

Além de órgãos públicos existentes em Piracicaba – polícia, conselhos, Legislativo, Executivo e Judiciário – há vários canais no Brasil que recebem denúncias de violações contra a vida. É o caso da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que conta com o Disque 100. O JP entrou em contato com a Ouvidoria e obteve números de Piracicaba. Em 2022, o Disque 100 recebeu 748 denúncias sobre Piracicaba de violações contra crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBT, moradores de rua, discriminação racial, trabalho escravo, entre outras. Desse total, 279 foram relacionadas especificamente a maus-tratos contra idosos.

O serviço, gratuito e sigiloso, pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos e atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.

Em 2023, até 15 de janeiro, a Ouvidoria Nacional recebeu 34 denúncias de Piracicaba, sendo que oito destas eram sobre violações cometidas contra pessoas com mais de 60 anos. E o que chama a atenção é que a maior parte da violência cometida contra idosos acontece dentro da própria casa onde ele mora. E os agressores, geralmente, são pessoas da família.

BRASIL

Dados nacionais também são assustadores. Até 19 de janeiro de 2023, a Ouvidoria recebeu 17.335 denúncias de violações contra dos direitos humanos, sendo que desse total, 4.823 são vítimas idosas.

Em 2022, foram registradas 378.448 denúncias no Disque 100, sendo que 95.797 foram contra idosos.

LAR DOS VELHINHOS

Após ação do Ministério Público pedindo intervenção judicial na entidade, um novo presidente interino foi nomeado.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.