Se você quer emagrecer, tem que fazer mais exercícios e acima de 45 minutos por dia

Por Rogério Cardoso | 12/01/2021 | Tempo de leitura: 2 min

Se você quer emagrecer, tem que fazer mais exercícios e acima de 45 minutos por dia

Como já falei em artigos anteriores, se você quer emagrecer, a regra do quanto mais minutos você fizer melhor, é valida de acordo com as novas diretrizes da Organização Mundial da Sáude.

Um recente estudo publicado no periódico Medicine and Science in Sports & Exercise cujo titulo é “Exercise for Weight Loss: Further Evaluating Energy Compensation with Exercise”“ foi além, e mostrou que pessoas que estavam com sobrepeso e fizeram seis dias por semana de exercício perderam peso quando comparadas aquelas que fizeram somente duas vezes por semana.

Lembre-se que estamos falando de perda de peso e não de saúde, pois com duas vezes por semana, já ocorrem alterações benéficas para a sua saúde. A questão discutida é o quanto de exercício devemos fazer para que ele seja responsável pelo emagrecimento.

Muito se fala entre exercício e emagrecimento. Isso é baseado no modelo matemático, um dos modelos de emagrecimento que mostra que se gastamos mais calorias do que consumimos, aos poucos começaríamos a “queimar” esta gordura armazenada e com isso, iríamos emagrecer. Mas querido leitor ou leitora, Deus é perfeito, e nem sempre nosso corpo responde deste jeito, pois desde os primórdios de nossa existência e através da evolução de nossos antepassados, usamos nosso corpo para de uma forma inteligente, armazenarmos energia e com isso, caso a gente precise um dia, temos o estoque de energia que precisamos. Ou seja, uma das grandes verdades da humanidade é que se você quer emagrecer, tem que se alimentar direito.

Mas e se dependêssemos somente do gasto calórico, como seria? De acordo com o estudo, aqueles que gastavam cerca de 3000mil calorias por semana ou cerca de 500 calorias por sessão emagreceram, independente da alimentação. E através do aumento da atividade física viram que certos níveis de hormônios foram alterados, como a Leptina, um hormônio que regula o apetite, permitindo através disso uma melhor regulação na vontade de comer.

Ao que parece, se você quer depender somente do exercício para o emagrecimento, quanto mais fizer, melhor será! Uma coisa até interessante e obvia, mas que agora foi comprovado através deste estudo. Então, se o foco é este, vá em frente e até a próxima!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.