Nossa geração nunca esteve diante de uma crise tão avassaladora, exigindo que o mundo inteiro se volte para ela e se detenha na busca de alternativas que possam contribuir para mitigar seus efeitos.
A cultura e o turismo da nossa cidade, fomentadores da arte em nosso município atraindo multidões, também participam deste processo. O prefeito Barjas Negri tem promovido reuniões rotineiras com todo secretariado para que sejam tomadas decisões que poupem a população e, ao mesmo tempo, não a deixem desassistida.
Assim, ficou decidido pelo bem da saúde pública, o necessário fechamento dos principais espaços públicos de grande concentração de pessoas, a fim de conter a disseminação do Covid-19 (novo coronavírus). Nossos museus, teatros, centros culturais e espaços turísticos estarão fechados até segunda ordem. Toda agenda de eventos nesses espaços foi cancelada por ora, incluindo-se aí, as tradicionais, como Paixão de Cristo e Festa das Nações que, de acordo com as orientações que vierem em futuro próximo, serão reagendadas.
Este é um momento muito crítico para a economia criativa. O setor cultural foi bastante atingido pela supressão das atividades nestes locais públicos de entretenimento, lazer e cultura que desenvolvem intenso trabalho. Está sendo muito difícil para todos nós.
Temos que unir forças para passar bem e com sucesso por toda esta crise. Nesse mesmo sentido, estamos trabalhando com os produtores locais e regionais que trazem espetáculos para os nossos teatros, principalmente os do eixo Rio - São Paulo. Caso a caso, todos estão sendo consultados e avisados que no momento certo retomaremos as ações ora interrompidas e nossa programação voltará à normalidade.
Hoje, a grande preocupação da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo está voltada para os casos mais emblemáticos, de maior repercussão. Em consenso com instituições, produtores e equipe SemacTur buscamos encontrar as melhores soluções para atender a todas as festas, eventos, shows e espetáculos cancelados, para que a população possa, brevemente, continuar a prestigiar nossos eventos como o faz continuamente.
Estamos unidos para o enfrentamento junto com toda a sociedade. Se o pedido é para que se evitem aglomerações e até mesmo saída à rua desnecessariamente, acreditamos que nós e os produtores com os quais trabalhamos, estejamos fazendo nossa parte. A falta de oferta de lazer e entretenimento é uma espécie de incentivo ao recolhimento. Em vez de teatro, livro; em vez de show, televisão; em vez de passeio, bate papo com a família. Todas também ações culturais que, sendo bem aproveitadas, podem demonstrar ser este um momento precioso para retomar hábitos esquecidos pela pressa do cotidiano e pelo uso excessivo da tecnologia.
A prioridade hoje é prevenir para salvar vidas. O nosso esforço de cada dia é que nos levará a bons resultados, quando o perigo passar. Preocupados com os efeitos econômicos e sociais da pandemia, temos toda nossa equipe focada em trabalhos internos. Nossos espaços continuam atendendo online e por telefone, evitando somente reunir grandes volumes de público.
Temos a certeza que em breve retomaremos a normalidade de nossas vidas e de nossa rica vida cultural! Saúde e paz para todos e todas!