Turismo em alta

Por Rosângela Camolese | 30/01/2020 | Tempo de leitura: 2 min

Atrair visitantes em plena era digital não é tarefa fácil. Sobretudo, quando concorremos atenção com essas tecnologias que são parte integrante do cotidiano de crianças, jovens, adultos e idosos, como smartfones, redes sociais e um mundo inteiro digital. Por isso, podemos comemorar o crescente número de visitantes in loco que temos recebido em nossos muitos atrativos turísticos.

Segundo levantamento realizado em 10 (dez) atrativos, em 2019, recebemos 595.914 turistas e visitantes, representando um crescimento de 4,35% em relação ao ano de 2018, quando registramos 571.031 visitas. A tecnologia nos auxilia na promoção e divulgação do nosso receptivo, que congrega inúmeras belezas e motivos para conhecer, visitar e se encantar com os pontos turísticos que nossa cidade oferta aos seus munícipes e turistas.

Em 2017, quando houve a junção das Secretarias de Turismo e da Ação Cultural, o total de visitantes foi de 522.237. Assim, considerando o triênio, crescemos 14,10% desde então. Os números demonstram o interesse por nossa cidade e pelo que oferecemos, e esse quantitativo é muito superior se considerarmos as visitas realizadas em locais que, pelas dimensões e muitos acessos, não possuem contagem de visitantes, como o Engenho Central, Rua do Porto, Parque da Esalq, entre outros.

Em uma recente pesquisa realizada por uma agência online de viagens, São Paulo apareceu entre os estados com maior interesse nas buscas por turismo. A Secretaria de Turismo do Estado tem intensificado a promoção do destino e temos muito a ganhar com o aumento dessa demanda. Piracicaba está a menos de duas horas da capital, a menos de uma hora do aeroporto internacional da Viracopos e participa ativamente da Regionalização Turística – importante ação reconhecida pelo Ministério do Turismo (MTur). Além disso, Piracicaba faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro, também reconhecido pelo Mtur e já se destaca entre os municípios da região com maior procura por atividades turísticas.

Considerando que vivemos um período econômico difícil, o turismo se mostra uma importante ferramenta na geração de emprego e renda, de atração de negócios e investimentos no município. A movimentação da demanda turística permite não somente a engrenagem da economia girar, mas também proporciona senso de pertencimento, preservação de recursos naturais e valorização da história, cultura e gastronomia de seu povo.

Ainda há muitos desafios e trabalho pela frente, mas contamos com uma gestão participativa e integrante. Em breve teremos sancionada a Lei do Plano Diretor de Turismo, que contempla os principais objetivos e desafios da atividade turística local. O Plano foi construído com a participação popular, por meio das audiências públicas, do Conselho Municipal de Turismo e dos técnicos da administração pública. Dessa forma, é preciso unir esforços e participar a iniciativa privada dos interesses públicos.

Acreditamos que o turismo é primordial para a manutenção de espaços físicos, da arquitetura, das artes e costumes e, sobretudo, salutar na preservação de nossos recursos naturais – finitos e que precisam, com urgência, de nosso esforço máximo em sua salvaguarda. Assim, teremos uma equação mais justa entre desenvolvimento e qualidade de vida para uma Piracicaba cada vez melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.