16 de julho de 2024
CASO LEONARDO

Vídeo: 'Não tem nenhuma pista', amiga de universitário desaparecido faz apelo nas redes

Por Patrick C. Santos | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 4 min
Reprodução/TikTok/Isabella da Silva Alves
Leonardo de Prado Moreno é joseense e está desaparecido há 22 dias

'Vim pedir a ajuda de vocês'. A súplica de Isabella da Silva Alves é referente à busca feita por amigos e familiares de Leonardo de Prado Moreno, de 22 anos, que está desaparecido há 22 dias. Na tarde do dia 23 de dezembro do ano passado, Leonardo saiu de casa, na Vila Sinhá, zona norte de São José dos Campos, e não foi mais visto desde então.

Isabella, uma das melhores amigas do desaparecido, é grande responsável pela visibilidade que o caso ganhou e, agora, desabafa e explica de forma didática o sumiço de Léo em vídeo. "Provavelmente você viu essa foto nas suas redes sociais, nos últimos dias, e esse é meu amigo Leonardo", pontua Isabella, mostrando fotos do universitário.

Leia também - Deic faz varredura em apps em busca de pistas sobre universitário desaparecido no Vale

Leia também - Deic pede apoio da polícia de Minas nas buscas por universitário joseense desaparecido

A jovem, mais conhecida pelo apelido de Isa, também mostra as publicações que fez na rede social Twitter no último dia 25 de dezembro, em pleno Natal, para obter ajuda na divulgação de fotos do amigo. O objetivo era de que o maior número de pessoas possível fosse capaz de reconhecer Leonardo, seja lá onde ele estivesse, e então denunciasse a situação às autoridades.

A recepção de internautas foi imediata e pesada. A publicação viralizou na plataforma, contando com mais de 123 mil curtidas e mais de 53 mil compartilhamentos. Além do Twitter, Isa utiliza outras redes para se comunicar com o público e traz atualizações sazonais. O problema é que, neste sábado (14), pouco mais de 20 dias em relação ao desaparecimento de Léo, quase nenhuma novidade concreta foi recebida.

"A gente ainda não tem nenhuma pista do que aconteceu ou aonde ele tá", comenta Isa, frustrada.

A Deic (Delegacia de Investigações Criminais) de São José apura a ocorrência, porém, ainda não há pistas sobre o paradeiro de Leonardo.

Leia mais - 'Sem pistas concretas', diz delegado da Deic sobre desaparecimento de universitário

Ofícios, rastreio de celular e verificação de câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) são algumas das táticas utilizadas pela Polícia Civil para tentar elucidar o quadro. Os métodos, não entanto, não vêm rendendo frutos: os ofícios seguem tramitando, a localização do telefone é imprecisa e as câmeras não flagraram o deslocamento do universitário.

Leia mais - Celular de Leonardo, desaparecido em São José, pode ter sido destruído, diz família

Leia mais - Esperança da família, reunião com CSI não encontra imagens de universitário desaparecido

Durante o vídeo, Isa mostra algumas reportagens feitas sobre o caso. OVALE é um dos destaques. "Nós, amigos e família, estamos compartilhando a foto dele o máximo possível para que alguém possa reconhecer o rosto dele, lembrar de alguma coisa, talvez tenha visto ele em algum lugar ou saiba onde ele esteja", reforça.

Ela finaliza a gravação com um pedido para que a divulgação do caso não seja interrompida. Informações sobre Léo podem ser levadas ao 190.

@isabstyles Ajudem a compartilhar! #achemoleonardo #foryou ? Suspense, horror, piano and music box - takaya

O CASO.

Léo, como é chamado por amigos e familiares, desapareceu no último dia 23 de dezembro em São José. Ele foi visto pela última vez na Vila Sinhá, zona norte da cidade, onde residia com a família antes de começar a faculdade. Ele cursa Publicidade e Propaganda na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte, e mora no estado mineiro há cinco anos.

Léo veio ao Vale para passar o Natal com a mãe, pai e irmãos, mas mentiu ao dizer que sairia para almoçar com uma amiga no dia 23 e, desde então, não foi mais visto.

Leia também - 'Está passando por um momento de fraqueza', diz irmão de universitário desaparecido

Leia também - Chuva de comentários nas redes pede pela volta de universitário desaparecido em S. José

Segundo a família, o estudante enfrentava problemas recentes com um ex-relacionamento. Em boletim de ocorrência, é relatado às autoridades que o jovem faz tratamento contra a depressão e deixou seus remédios para trás ao sumir. Ele também deixou uma 'mensagem de despedida' para pessoas de um ciclo próximo.

Leia mais - 'Te amo muito. Estou te esperando', diz mãe de universitário desaparecido em São José

Recentemente, uma reunião foi feita entre os parentes de Léo e o CSI, mas nada foi encontrado. A Polícia Civil de Minas Gerais já está ciente do sumiço e as diligências seguem por MG e SP.