Disciplina, dedicação e muito treinamento. Essas são algumas das exigências para o praticante do fisiculturismo, uma modalidade que ainda não tem tantos praticantes, mas que vem aos poucos se tornando mais popular. Buscar uma musculatura mais definida não é apenas uma questão estética ou de saúde. E também uma competição. Em São José dos Campos, a estudante de educação física Larissa Tenório, de 22 anos, começou a praticar a modalidade no ano passado.
"Eu frequentava campeonatos, acompanhava alguns atletas próximos e achava incrível a capacidade deles desenvolverem os músculos com treino e dieta. E, no palco, eles eram como esculturas. É muito linda uma apresentação e eu sentia vontade de estar ali, eu queria sentir aquela sensação. Eu já treinava há alguns anos, me desafiei e fui com a cara e a coragem e me apaixonei pelos palcos".
Atualmente, como não tem nenhuma competição próxima, ela treina seis vezes por semana, além de 40 minutos de aeróbico em cada treino. Em tempos de campeonato, faz aeróbico mais de uma vez por dia. Ela compete na categoria Wellness Model, que exige um corpo atlético e silhueta feminina."Quando entro na fase de pré competição, cerca de 16/12 semanas antes do campeonato, sigo um protocolo onde há redução gradativa das calorias afim de diminuir o percentual de gordura. No caso estou em 'off', mantenho uma alimentação mais saudável e equilibrada, me permito refeições livres. Sempre evitando açúcares e frituras", disse.
Em pouco tempo, Larissa já conquistou alguns resultados expressivos. Ficou em terceiro lugar no Muscle Contest Brazil e Muscle Contest Nacional. "E nesse último final de semana fiquei em terceiro lugar no Olympia Amador Brasil, edição brasileira do campeonato mais prestigiado no fisiculturismo".
Agora, o próximo desafio da fisiculturista que nasceu em Guarulhos, mas que vive em São José, é o Arnold Classic Brasil, em abril de 2019.
Apesar de tudo, não é fácil manter a rotina. "Ainda não há muita valorização do atleta fisiculturista. Estou concluindo minha faculdade em bacharel de Educação Física e trabalho como auxiliar administrativo"..