Ideias

carta abertapara o papai noel em viagem ao país

Por Guilhermo CodazziJornalista e escritor, editor-chefe de OVALE e Gazeta de Taubaté |
| Tempo de leitura: 2 min
Guilhermo Codazzi, editor de OVALE
Guilhermo Codazzi, editor de OVALE

Caro Papai Noel, tudo bem?

Como estão as coisas na Lapônia? Espero que você e a esposa estejam bem, assim como todos os seus ajudantes, afinal há uma verdadeira maratona pela frente e o Natal se aproxima. Já levou o trenó para a revisão? Não se esqueça, sabe muito bem que 2020 não se comportou bem este ano, não dê sopa para o azar. Olha, li no site de OVALE que a Finlândia é um dos países que melhor combateram a Covid-19. Mas, como sei que deve viajar em breve para cá, queria te atualizar a respeito do Brasil, já que você é do grupo de risco e ninguém quer te ver caindo em uma fria.

Bom Velhinho, antes de iniciar a viagem, recomendo que as renas -- Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago -- estejam com os faróis em dia, porque nós vivemos aqui um período de muito obscurantismo.

Como vão ter que sair de casa, quebrando a quarentena, protejam-se! Em terras brasileiras, o isolamento social já 'derreteu' e, apesar de ser obrigatório, vai encontrar muita gente sem máscara andando livremente por aí, como se nada estivesse acontecendo. Por que será, né?

Portanto, não se engane.

Afinal, por mais que o presidente Jair Bolsonaro -- que chegou a dizer que a Covid-19 era uma 'gripezinha' e que mataria 'umas 800 pessoas' -- diga que a pandemia está no 'finalzinho' , a realidade é outra, bem diferente.

Os números estão crescendo -- só na RMVale, por exemplo, houve crescimento de 72,5% no índice de novos casos em dezembro.

São 6,8 milhões de casos e mais de 180 mil mortes.

Apesar de tudo isso, há aqueles que atacam a ciência e a medicina, no meio da mais grave crise sanitária dos 100 últimos anos.

Tem quem confie mais nas fake news propagadas no WhatsApp e também em outras redes sociais, sendo contra vacinação! Inacreditável. Ah, aproveitando, se o senhor for pedir informações, confie no GPS, pode ser que alguém tente te convencer que a Terra é plana. É um tal de negacionismo, anda muito em moda no Brasil.

É, porém inegável mesmo é que o senhor tem larga experiência com presente. Ainda assim, fique de olhos bem abertos, pois hoje o Brasil vê o futuro com o passado bem presente. É 2020, o presente, mas com embalagem de 1964..

Comentários

Comentários