Oii, pessoal! Estou aqui de novo para falar sobre plantinhas e sua casa. Até porque plantas e vegetação no geral trazem muitos benefícios para o nosso lar. É tanta qualidade que virou um estilo de decoração, sabia?
URBAN o quê?
Já ouviu falar sobre o Urban Jungle? Em tradução livre significa, Selva Urbana e é um estilo de decoração que usa e abusa das plantas para compor os ambientes, criando um espaço orgânico, natural e aconchegante.
O Urban Jungle nasce com o intuito de aproximar a natureza das pessoas, e levar o verde para dentro das casas, resgatando o contato com a natureza. A proposta do Urban Jungle vai além de transformar a estética do espaço em algo mais próximo a natureza, mas também de trazer o bem estar, a qualidade de vida e o prazer que é estar mais próximo á natureza para ambientes residenciais. O ponto central é claro, são as plantas, mas os materiais naturais também fazem parte da composição, como a palha, a madeira e materiais que remetem ao ambiente externo.
A estética não é o mais importante neste caso, ou seja, plantas crescendo livremente e de forma natural, como se realmente estivessem na natureza são o foco desse conceito. E desta forma, esta decoração combina bem com outros estilos, como é o caso da decoração industrial, escandinavo e até mesmo retrô, por exemplo, pois surge como um elemento que complementa e promove um contraste visual no espaço e além de efeitos harmonizadores e decorativos, as plantas também trazem outros benefícios ao meio ambiente, como todos já estão cansados de saber por aqui né?
Agora, você quer saber como realmente fazer essa união. Veja a seguir como compor o espaço unindo plantas com decoração e transforme seu ambiente em uma verdadeira selva urbana
O verde na decoração
A adoção do verde no espaço é uma das principais marcas desse conceito. O verde se destaca nas folhas das espécies e também pode fazer parte dos revestimentos usados no ambiente e também itens de decoração, a cor verde traz a sensação de equilíbrio, tranquilidade e bem estar por si só, transforma o espaço em uma atmosfera calma.
Itens decorativos
A decoração precisa vir diretamente de encontro ao tema, objetos que recorrem a linguagem da natureza reforçam o conceito da “selva dentro de casa”, exemplos para isso são os quadros com imagens de plantas e paisagens, objetos em formatos de folhas também compõem bem o espaço.
Materiais naturais
Apostar em móveis com materiais naturais devem fazer parte da composição, móveis de madeira, bambu, palha e rattan são boas apostas. Essa composição ajuda a estabelecer uma conexão em todo o ambiente.
Nos mínimos detalhes
Usar estampas de folhas em roupas de cama, almofadas e nos mínimos detalhes dão um toque a mais. Se quiser ousar um pouco mais, estátuas de barro ou gesso e pequenas fontes também são bem vindos, irão compor ainda mais a proposta e dar um pouco mais de personalidade para qualquer espaço.
Lembre-se que para fazer uma selva urbana não é necessário nenhum conhecimento avançado de paisagismo, na verdade, quanto mais natural, melhor. A única coisa que não pode faltar é o cuidado para que as plantas estejam sempre vivas e bonitas.
Essa tendência não tem previsão para desaparecer nem mesmo diminuir, as pessoas estão cada vez mais se interessando por elementos naturais e pela sustentabilidade. Faça dessa tendência um estilo de vida e garanto que não vai se arrepender.
Se tiverem outras curiosidades sobre Urban Jungle ou em como transformar seu lar, venham conversar comigo no @juliamarinl. Meu nome é Júlia Mari, arquiteta e apaixonada pelo que eu faço! Toda semana trago dicas, ideias e novidades sobre o mundo da arquitetura e decoração. Então até a semana que vem e espero que tenham gostado.