FEED

Shows na TV e em plataformas digitais já se tornaram hábito na Black Friday

As promoções chegam em diversos segmentos. Eletrônicos e ciclismo são destaque em 2021

Por Felipe Reis, radialista e jornalista @feednatv | 26/11/2021 | Tempo de leitura: 2 min

A Black Friday se consolidou em transmissões na TV e em plataformas digitais
A Black Friday se consolidou em transmissões na TV e em plataformas digitais

A participação de grandes marketplaces na mídia já se tornou algo comum na Black Friday. As famosas lives se consolidaram e desde 2019, transformaram o evento numa data marcante na TV e plataformas digitais.

Aqui em nosso país, a grande sexta-feira de compras não era comum. Já nos Estados Unidos, o dia famoso pelas promoções em lojas se tornou paixão nacional nos anos 2000. Dez anos depois, em 2010, o Brasil conheceu a Black Friday como este festival de ofertas, mas no início era regada de muitos golpes.

Em todo o território nacional, acontecem diferentes tipos de promoções. No Vale do Paraíba não é diferente. O Feed conversou com empreendedores da região. No segmento de eletrônicos, que corresponde aos principais itens procurados nesta época, a expectativa é de boas vendas e com descontos atrativos:

"Devido a pandemia, o consumidor acabou se programando pra comprar seus produtos, especialmente, nesta época do ano, que é o novembro do Black Friday", conta Júlio Adão, CEO da Adão Importados.

Adão conta como fizeram para driblar a alta inflação e conseguir conceder descontos reais: "A gente tenta trabalhar pra agradar o cliente o máximo possível. A gente diminuiu um pouco da nossa margem de lucro pra conseguir fidelizar o cliente, trazê-lo para mais perto para que ele compre mais vezes no futuro".

Além dos eletrônicos, comércio de bicicletas é um dos beneficiados na Black Friday

Outro ramo que teve um crescimento avançado durante a pandemia foi o das empresas ligadas ao ciclismo. O esporte decolou por conta das restrições em academias: "O pessoal ficou mais dentro de casa, mas precisavam buscar algo para sua saúde. Então, a bike acabou se tornando este meio. O ciclismo traz um exercício aeróbico, o cuidado com a saúde. Então, o mercado da bike expandiu demais no mercado", explica Edson Fidalgo, vendedor da CycleXBike Shop, que também participa da Black Friday em São José dos Campos. 

Quem também alavancou a venda de bicicletas e o aumento da prática de Mountain Bike foram os influenciadores.  O último registrou um crescimento de praticantes engajados do esporte e também de grupos de ciclismo.  Mas, um problema atual é o incentivo governamental para o uso das bikes: "A gente está muito distante da realidade que a gente gostaria. Nos países de primeiro mundo, a bike está entre o primeiro e segundo meio de transporte mais utilizado", explica Aníbal Vieira, empresário da CycleXBike Shop.

Por fim, quem quiser aproveitar a Black Friday e for visitar diversas lojas nas próximas 24 horas ou até o fim de novembro, vai encontrar boas oportunidades de negócio, que vão desde um upgrade de smartphone até uma mudança de hábito de vida, através da prática esportiva. Veja o Feed dessa semana sobre o assunto no vídeo abaixo.

Você tem uma sugestão de pauta? Envie para o email: feed@reiscomunica.com.br. Siga nosso Instagram: @feednatv
 

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.