André Aquino

O calor veio com tudo e a paixão por sorvete também

Em São Bento do Sapucaí, tem uma opção de sorvete que vale a pena nesses dias quentes

Por André Aquino, chef de cozinha | 23/09/2021 | Tempo de leitura: 2 min

Sorvete Itabaú
Sorvete Itabaú

Desde que comecei a escrever nesta coluna, já falei sobre diversos assuntos. Porém, preciso confessar que tenho um vício, e ele se chama sorvete. Sou daqueles que compram um pote de dois litros para ver um filme de duas horas, e acabo com ele já na primeira hora. Se você é assim como eu, vai gostar da Itabaú Sorvetes, em São Bento do Sapucaí. 

Estava dando uma aula de Administração na faculdade e, em um dos trabalhos que dei, a Karina Galvão, uma de minhas alunas, fez sobre a empresa de sua família: uma sorveteria. Fiquei encantando, principalmente pelos sabores diferentes, diria até exóticos, e falei: "Preciso conhecer". E lá fui eu. A Itabaú Sorvetes é também conhecida na cidade como o "Sorvete do Robson". Lá chegando, já gostei da decoração, do ambiente e da forma como fui atendido. Mas ok, quero é provar o sorvete. Foi então que ofereceram o Picolé Vegano. Oi? Vegano? Sou muito carnívoro, não vou gostar disso não - pensei. Mas, me surpreendi com esse vegano de Uva, sem glúten sem lactose. Meu amigo, só não pedi dois porque queria provar outros sabores. 

Mas, como não parei por aqui, ataquei (literalmente ataquei), os picolés orgânicos, todos também sem glúten nem lactose. Os sabores: arroz doce, banana caramelizada, limão suíço com mel e inhame, pinhão, entre outros. Outro sabor bem diferente foi o de batata doce com beterraba. Que coisa deliciosa. O mais bacana foi descobrir que todas estas delícias são revendidas em outras cidades, como Taubaté, Caçapava, entre outras. Vou deixar o site deles: itabau.com.br .

Então, você já sabe a minha programação para domingo à noite: deliciosos sorvetes e um bom filme, mas sem deixar de navegar pelo portal do jornal antes. 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E CRIANÇAS.

Depois de conhecer os sabores incríveis da Itabaú Sorvetes, fui conversar com a minha amiga médica Paola Di Napoli, para saber a importância de uma alimentação saudável para as crianças. Ela contou que quando a alimentação é colorida, equilibrada e variada, ela oferece muito mais vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes, tão importantes para o desenvolvimento da criança.  

Porém, quando a alimentação é pobre em nutrientes e rica em alimentos industrializados e ultraprocessados como bolachas, bolos e refrigerantes, ela pode influenciar negativamente, não só na formação do paladar dessa criança (que vai passar a preferir somente alimentos açucarados e guloseimas), mas também aumentar a chance de doenças crônicas como pressão alta, diabetes e obesidade. A formação dos hábitos alimentares na infância irá impactar fortemente na saúde da criança, e consequentemente, na saúde do adulto que ela irá se transformar. 

Para finalizar Paola deu a sugestão de uma receita, cookie de Laranja 

INGREDIENTES.

1/4 de xícaras farinha de castanha do Pará 
2 colheres e 1/4 xícara de aveia sem glúten 
Pitada de bicarbonato 
Pitada de sal rosa 
2 colheres de óleo de coco 
2 colheres de fécula de mandioca 
Lascas de laranja 
Preparo: 
Misture tudo e leve ao forno 200º 

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.