Somos sempre inspirados por diversos programas de gastronomia, por fotos de lindos pratos em redes sociais, por diversos restaurantes incríveis, reality shows, e assim por diante. Eu mesmo, inclusive, participei de um reality – o BakeOff Brasil, do SBT. Mas, o que é uma boa gastronomia? Na minha percepção, é aquela que agrada ao seu paladar, afinal, quem não se lembra daquele prato especial de uma avó ou de uma tia, ou daquele amigo que faz um churrasco incrível no final de semana?
Gastronomia tem essa relação afetiva. Com base nisso, fui atrás de alguém que possuísse essa relação. Foi aí que encontrei o Keller Mello, um empresário na cidade de São José dos Campos.
Em nosso bate-papo, perguntei o que a cozinha representava para ele. “Meu prazer em cozinhar está na oportunidade de experimentar novos sabores, juntar pessoas, fazer amigos, reunir a família e dar muitas risadas. Como se diz: a gente como primeiro com os olhos. Nem sempre é possível ir a um determinado local experimentar aquele sabor, então, cozinhar pode nos levar a lugares e sabores incríveis”, comenta Keller.
Ele ainda comentou que aprendeu a cozinhar quando a mãe de seus filhos faleceu. “Ela que fazia a nossa comida, e quando ela se foi, eu acabei assumindo a cozinha. No começo, só sabia fazer macarrão, batatas fritas (encharcadas) e bife. Mas, com o tempo, fui assistindo a vídeos, conversando com pessoas, e as coisas começaram a ficar mais fáceis e prazerosas”, relembra o empresário.
E, você que está lendo este texto: o que é a gastronomia para você? De que prato você se lembra e mais gosta?
A gastronomia é uma forma de inserção, aprendizado e qualificação
Você conhece o projeto social Dora, em São José dos Campos?
Dentre vários cursos, a entidade oferece o “Culinária para Festas”, que traz uma proposta com o objetivo de desenvolver a formação para geração de renda. Com aulas de receitas variadas, promove obtenção de conhecimentos específicos como: rotulagem, marketing do produto, conservação, armazenamento, congelamento, higienização, além dos valores nutricionais dos alimentos e seus ingredientes.
Além disso, são ensinadas técnicas de preparação, finalização e apresentação dos pratos, métodos de cocção e tipos de cortes dos insumos, e também confeitaria, panificação, salgados e informações sobre o uso consciente dos recursos ambientais.
O objetivo é focar no empreendedorismo, buscando contribuir para a inserção, reinserção e permanência no mercado de trabalho. O curso recebeu o nome de “Culinária para Festas” em função das práticas das receitas e do conhecimento adquirido proporcionar que as alunas já comecem a empreender, de forma imediata, e com baixo investimento.
Aos sábados pela manhã, o Espaço Dora oferece também aulas de culinária para meninas de 7 a 14 anos, com o propósito de incentivar uma alimentação saudável, de maneira lúdica.
Para mais informações e matrículas, entrar em contato através do whatsapp: (12) 997690170 ou pelo e-mail: espacodorasjc@gmail.com
Sentiu falta de restaurantes nesta edição? Aguarde a próxima.
Se tiver sugestões de locais para conhecermos, envie pra gente.