Feliz 2022, antes de mais nada! Que seja um ano de ótimos negócios para todos nós e de muito trabalho e sucesso!
Você se propôs a fazer algo diferente nesse novo ano? Aposto que sim. Alguma dessas proposições inclui o aspecto financeiro da sua vida? Se sim, quero deixar a minha parcela de contribuição para te ajudar.
Comece pelo seu orçamento. Coloque em ordem os seus gastos e categorize-os como fixos, variáveis, primários e secundários, por exemplo. Você saberá para onde flui o seu dinheiro e, com isso, terá maior controle.
Neste link está meu artigo sobre Orçamento. Vale a pena dar uma atenção especial ao Cartão de Crédito, caso você o utilize. Neste link está meu artigo sobre Crédito.
O Orçamento é a principal ferramenta que existe para manter controle sobre as finanças e começar a enxugar (se necessário) os gastos. Como o orçamento nos dá controle, conseguiremos começar a Poupar!
Isso pode demorar algumas semanas, mas tudo que é bom, perene e sustentável demora. Uma vez li uma citação que, honestamente, não me recordo o autor. Ao pesquisá-la encontro diversas atribuições distintas, portanto a colocarei sem direcioná-la a ninguém: “Entre a semente e o fruto, existe o tempo”.
Entre o Orçamento e uma Carteira de Investimentos existe o tempo, parafraseando. Paciência, planejamento e poupança. São os três “P’s” que mudarão o seu 2022!