Laura Blane

A importância de reconhecer nosso estilo

Por Laura Blane, Consultora de Imagem e Estilo, especialista em análise de Coloração Pessoal |
| Tempo de leitura: 3 min

Reconhecer o próprio estilo não é uma tarefa fácil, mas é importante. Isso porque quando analisamos o nosso estilo, temos que fazer um trabalho de reconhecer quem somos, o que queremos, o que buscamos... É um trabalho interno que reflete o externo. 

O nosso estilo na verdade é uma junção de alguns estilos, pois é praticamente impossível ter um único estilo. Normalmente temos de 2 a 3 estilos diferentes que alternamos de acordo com nosso humor, ocasião, ambiente, etc. Portanto, o mais comum é que se tenha um estilo predominante e cerca de dois secundários.

Hoje, eu quero relembrar algumas características dos 7 Estilos Universais, pois eles são um norte capaz de nos guiar na busca dos nossos estilos predominantes. 

Os 7 Estilos Universais

Estilo Clássico ou Tradicional

É o estilo das mulheres que gostam de roupas tradicionais e clássicas. Gostam de peças de qualidade, bom caimento, duráveis e principalmente discretas.  Preferem cores e estampas discretas, possuem uma imagem conservadora e séria. 

As peças-chave deste estilo são o blazer, a calça social, saia lápis, os sapatos fechados ou scarpin e camisas mais tradicionais. 

Estilo Elegante 

É uma mistura de peças clássicas e modernas, com detalhes sofisticados e luxuosos. Mulheres deste estilo investem em estampas discretas, tecidos com texturas e de bastante qualidade. São cosmopolitas, tipicamente urbanas. Transmitem uma imagem de sucesso e segurança. Algumas peças-chaves do estilo são peças de alfaiataria de corte moderno, jeans, blusas de tecidos nobres, salto alto, acessórios com cara de joias e vestidos. 

Estilo Natural ou Esportivo

O estilo Natural ou Esportivo é prático. Mulheres deste estilo gostam de roupas práticas e casuais, de modelagem básica, confortáveis e leves. O conforto está acima de tudo, nada como um bom par de tênis para qualquer composição. 

Algumas peças-chave são o jeans, camisetas de malha ou algodão, tecidos de fibras naturais, modelagens mais amplas e confortáveis. 

Estilo Criativo

Gosta de ousadia, misturando peças de estilos diferentes. Adoram sobreposições, cores e texturas, toques étnicos e peças vintage e muito mix de estampas. É um estilo bem original que cria a própria moda. Não existem peças-chave exclusivas deste estilo, ele se alimenta de tudo um pouco. 

Estilo Dramático

O estilo Dramático adora a cor preta e abusam também do contraste de claro com escuro. Usam design arrojado e muitas referências geométricas e contemporâneas com peças com volumes e cortes por vezes exagerados.

Transmitem uma imagem moderna e de personalidade marcante. As peças-chave deste estilo são jeans, blusas e casacos volumosos e/ou com gola alta, jaqueta de couro, peças estruturadas e de design marcante, coturno e outros sapatos pesados.

Estilo Sensual ou Sexy

O estilo sensual é muito feminino, poderoso e gosta de valorizar o corpo. As roupas são justas e com decotes acentuados, fendas ou recortes. Mulheres deste estilo gostam de um salto alto fino e de chamar a atenção para partes estratégicas. Adoram estampas de animais, e as cores vermelho, preto e branco. 

Estilo Romântico

O estilo Romântico é muito delicado, leve e doce. As peças mais soltas e fluidas, saias rodadas, blusas com detalhes, babados, rendas, bordados e laços estão presentes no estilo romântico. As cores são com tons claros e pastéis, estampas florais ou que remetem ao universo infantil como bolinhas, borboleta, gatinho, coração entre outras.

Gostam de calçados bem delicados, normalmente com salto alto e mais fino. 

Como reconhecer o seu próprio estilo?

Essa descoberta demanda de muita observação e autoconhecimento. É necessário observar o seu guarda-roupa e ver qual tipo de peças são mais predominantes nele.

Tente fazer esse exercício, pois quanto mais você se reconhece nas suas roupas, mais fácil fica montar a sua estratégia de imagem. 

Espero que você tenha gostado da dica de hoje, comente aqui embaixo, faça sugestões e me siga lá na minha rede social: @blanelaura.

Até mais!

Comentários

Comentários