Encontra-se em estágio de finalização e trabalho de gráfica o livro de estreia da empresária e publicitária Andrea Maia Camargo. Uma autobiografia escrita com a consultoria da jornalista mineira Isa Baccara e com lançamento previsto ainda para esse semestre. Mesmo inédito, tive a oportunidade de ler o original e descobrir que muito mais que relatos de vida, trata-se de uma obra que conta, com experiência os erros e acertos, a construção de uma empresa familiar! E como a autora possui especialização em “gestão de negócios” acaba se tornando uma leitura de interesse para os inúmeros “filhos” e Filhas” que já se veem diante dessa realidade num determina do momento da trajetória. “Acredito que consegui deixar, uma história real e recheada com dicas preciosas para transformar vidas que estão iniciando uma empresa familiar”, comenta Andrea.
E a história de uma “filha do dono” implica, automaticamente, na história “do dono” – Onofre e da “esposa do dono”, Maria Helena, que mudaram para São José dos Campos para trabalhar com ciências exatas e descobriram por aqui a arte da culinária. Onofre, engenheiro recém contratado pela Embraer e com direito ainda a lecionar matemática e física no Etep. Maria, psicóloga acompanhando marido com as duas filhas para uma vida nova em um novo local. O que todos não imaginavam é que, nos momentos de lazer e descontração quando reuniam amigos da empresa e vizinhos em movimentados jantares, almoços e recepções lançavam a semente do que se transformaria, anos depois, no Tropikos Buffet, origem do conceituado Expresso Gourmet.
Mas nem tudo foi feito de festa nessa mudança radical de vida. De forma sincera e corajosa Andrea relata o lado nem um pouco glamoroso da empresa familiar – a interferência da empresa no dia a dia do lar sendo invadido pela empresa; o desgaste em sua relação paterna, e todos os problemas previsíveis de uma empresa que chegou a gerar dez mil empregos diretos e indiretos e nos áureos tempos chegou a realizar eventos como formaturas para até cinco mil pessoas em vários cantos do país. Mudanças para espaços modernos, ou problemas trabalhistas dividem parágrafos com reflexões da sua infância, a “rebeldia adolescente” que a levou a conhecer o mundo e trazer para a casa novos conhecimentos em hotelaria e gastronomia. O livro traz de tudo um pouco – alegrias e dramas; altos e baixos; sucessos e incertezas de uma história real que joga um pouco de luz no caminho de quem quer empreender em família.
História que ensinou a “Filha do Dono” a ser “dona do próprio nariz” e ao lado do marido e dentista Fernando Camargo inaugura esse mês a “Nonitta Foods” alimentos naturais frescos e congelados, iniciabdo nova empresa familiar!