Automotivo

Morre fundador do grupo Caoa e proprietário da Caoa Chery

Por Da redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Produção. Linha de produção de veículos da fábrica da Caoa Chery, em Jacareí, que está sendo preparada para produzir um novo modelo de carro e quer crescer no país
Produção. Linha de produção de veículos da fábrica da Caoa Chery, em Jacareí, que está sendo preparada para produzir um novo modelo de carro e quer crescer no país

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa e um dos maiores empresários do país, morreu aos 77 anos na madrugada deste sábado (14), em São Paulo.

Em nota, a Caoa disse que o empresário estava “com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”.

Em 2017, a Caoa fechou parceria com a chinesa Chery para a produção e distribuição dos carros na América Latina, assumindo a fábrica da montadora em Jacareí.

Andrade nasceu em 25 de novembro de 1943, na Paraíba. Além de empresário, ele era médico cirurgião especializado em clínica cirúrgica abdominal. Deixa esposa e quatro filhos, sendo dois homens e duas mulheres.

O velório deve acontecer na tarde deste sábado, na capital paulista, no cemitério do Morumbi. Segundo a Caoa, a empresa continuará a ser gerida por seus atuais executivos.

VIDA

As atividades no setor automotivo começaram em 1979, quando Andrade adquiriu um Ford Landau na concessionária Ford de Campina Grande. A revendedora faliu e ele propôs assumir o comércio em troca do pagamento do veículo.

Na década seguinte, a Caoa –sigla com as iniciais do nome do empresário-- se tornou o maior revendedor da marca no Brasil. Em 1992, se tornou a importadora oficial da marca Renault no país e, em 1998, da Subaru.

Em 1999, iniciou-se a parceria com a Hyundai, o que fez a marca se expandir pelo país. Em 2007, inaugurou a primeira fábrica da montadora no país, em Anápolis (GO).

Em 2017, o grupo expande a participação no setor automotivo fechando parceria com a chinesa Chery, que tem fábrica em Jacareí.

Leia a íntegra da nota da Caoa:

"É com profundo pesar que informamos o falecimento do nosso fundador e Presidente do Conselho, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, na manhã de hoje.

Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos.

A empresa, de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida por seus atuais executivos, que lamentam o falecimento de seu fundador e se solidarizam com a família neste momento.

Dr. Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da CAOA, como a Ford, a Hyundai, a CAOA CHERY e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a indústria automobilística brasileira.

O velório será hoje no cemitério do Morumbi a partir das 14:30, seguido do sepultamento às 17:30."

Comentários

Comentários