
O cheiro de biscoito saindo do forno, quentinho, e o café esperando na mesa. Momento tradicional de muitos brasileiros na hora de tomar o café da manhã, da tarde ou quando recebe uma visita. No dia 20 de julho é comemorado nacionalmente o Dia do Biscoito. A equipe do projeto Capital dos Biscoutos, de Jacareí, vai realizar, na rede social Instagram, uma programação com três lives para celebrar a data.
A primeira Live de comemoração, com mediação da jornalista Nayara Francesco, será nesta terça-feira, dia 20 de julho com a museóloga Patrícia Cruz, do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, sobre Patrimônio Cultural. A sessão de Lives continua no dia 29 de julho com o assunto Memória Coletiva, em uma conversa com o ilustrador Rafael Raico, responsável pela ilustração e conceito visual do projeto. A terceira Live será com a idealizadora e diretora de fotografia, Gláucia Faria e com o roteirista e co-diretor, Dannyel Leite. Eles vão expor os desafios em documentar memórias.
Sobre os Biscoutos
Há muito tempo Jacareí foi conhecida - até mesmo internacionalmente - pelos Biscoutos Jacarehy. As sensações que esse quitute causou por onde passou e as memórias que ficaram em quem viveu a época, estão sendo documentadas em um filme. As gravações ainda estão sendo realizadas e, até o momento, foram ouvidas quatro personagens.
A fama saiu de Jacareí, passou por Mogi das Cruzes e quando chegou à São Paulo caiu nas graças de muitos artistas: Jair Rodrigues, Vanusa, Daniel, a dupla Tonico e Tinoco. Artistas como Mazzaropi, Hebe e Sílvio Santos faziam propaganda nos programas de TV.
A idealizadora do projeto Capital dos Biscoutos acredita que o sucesso foi tão grande pelo fato de serem feitos de forma artesanal. “Portanto, exigiam muita dedicação e afetividade na produção. Desde a criação deles, através do casal Leonor e o Amâncio Dias, até os últimos empregados que passaram pela fábrica, o relato que temos é que o processo não aderiu à industrialização e mantinha uma qualidade muito controlada ”, pontuou Gláucia Faria.
O neto de Indalécio Villar, que foi o segundo proprietário da fábrica contou, em entrevista disponível no Youtube, que existiam ao todo 17 tipos de biscoitos nas vendas da fábrica. “Tinha massa que demorava uma semana para fazer. Tinham três tipos de biscoitos que a massa era muito próxima: uma saia mais úmida, uma menos seca e outra mais seca. Essas eram a Flor Jacareí, a Rosquinha Doce e a Dobradinha Doce”, conta Indalécio Villar Neto.
O roteirista e co-diretor, Dannyel Leite, conta que dois personagens que são ex-funcionários da antiga fábrica contaram que o biscoito Flor de Jacareí era o mais famoso e o mais vendido. “Tem uma coisa interessante: o Sr. Armando, que era mestre de massas, falou que a loja da fábrica era um ponto de encontro das famílias de Jacareí, muitos ficavam esperando e escolhiam os biscoitos que iam comprar logo que eles saiam do forno”, destaca.
A produção pretende ir além do registro informativo e histórico. A idealizadora e diretora afirma que a preservação da memória coletiva é o grande motivador do projeto. “Uma cidade é feita de pessoas e suas memórias, para além de ruas e edificações. Manter vivas histórias como a dos Biscoutos de Jacareí é reafirmar nossa identidade e, esperamos que, com o filme, o espectador seja transportado para o período em que a cidade de Jacareí saiu do anonimato e ganhou destaque nacional ”, explica.
Todo o conteúdo da pesquisa e o próprio documentário estarão disponibilizados no site www.capitaldosbiscoutos.com.br. Este projeto foi beneficiado pela Lei Municipal 3.648/1995 (Lei de Incentivo à Cultura)”, com apoios da Prefeitura Municipal de Jacareí e Fundação Cultural de Jacarehy - José Maria de Abreu, com o incentivo do Cartório do Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Jacareí.
Programação das Lives - Dia Nacional dos Biscoitos
Dia: 20/7
Horário: 19h
Assunto: Patrimônio Material e Imaterial
Rede Social: Instagram
Quem vai estar no bate-papo? Museóloga Patrícia Cruz e na mediação Nayara Francesco
Dia: 29/7
Horário: 19h
Assunto: Memória Coletiva
Rede Social: Instagram
Quem vai estar no bate-papo? Ilustrador Rafael Raico e na mediação Nayara Francesco
Dia: 31/7
Horário: 19h
Assunto: Desafios em Documentar Memória
Rede Social: Instagram
Quem vai estar no bate-papo? Diretora geral e de fotografia Gláucia Veloso e co-diretor e roteirista Dannyel Leite e na mediação Nayara Francesco