bomapetite

'Mesa Brasil' reduz o desperdício e insegurança alimentar no país

Só neste ano, em São José dos Campos, mais de 200 toneladas de alimentos foram arrecadadasComida que poderia ter ido para o lixo chegou à mesa de mais de 4.000 pessoas em 44 instituições sociais; de janeiro a outubro, foram arrecadadas 222 toneladas de alimentos com comerciantes da cidade

14/12/2019 | Tempo de leitura: 2 min

História. Neste ano, o Mesa Brasil completou 25 anos de atuação
História. Neste ano, o Mesa Brasil completou 25 anos de atuação

É natural que, nesta época do ano, a gente esteja mais sensível e disposto a ajudar quem precisa, mas aproveito esse espaço para lembrar que podemos e devemos ser solidários o ano todo. E quando o assunto é alimentação, esse exercício deve ser ainda mais frequente, afinal, o problema da fome está em todo lugar, inclusive na sua cidade, no seu bairro.

E se você acha que sozinho não pode fazer a diferença, a dica é se juntar aos amigos, familiares ou até contribuir com instituições que desenvolvem algum projeto nesse sentido. E para mostrar como isso pode funcionar, e bem, divido com vocês algumas informações que recebi na última semana, no Encontro Anual do Programa Mesa Brasil, realizado no Sesc de São José dos Campos.

Primeiro, vale dizer que este ano o Mesa Brasil completou 25 anos. O projeto nasceu em 1994 com o objetivo de eliminar o desperdício de alimentos, conectando empresas e instituições sociais.

Funciona assim: o restaurante, mercado ou produtor que tem algum alimento sobrando, que já perdeu o valor comercial, mas ainda está próprio para consumo, entrega a mercadoria para a equipe do Mesa Brasil que, por sua vez, separa o que ainda pode ser aproveitado e entrega direto à instituição cadastrada no programa.

A beleza do projeto está justamente em ajudar empresas que desejam contribuir para o fim da fome, mas não sabem ou não têm meios para fazê-lo sozinhas. Assim, a iniciativa minimiza o desperdício e reduz a insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos, criando um grande banco de alimentos.

Para se ter uma ideia do impacto que ele causa, hoje, o Programa Mesa Brasil atende, só em São José dos Campos, 44 entidades: 17 instituições assistenciais de criança e adolescente, 11 casas de repouso, cinco creches, cinco comunidades terapêuticas, três hospitais e três casas-abrigo.

Com a ajuda de restaurantes, feirantes e supermercados, neste ano, de janeiro a outubro, foram arrecadadas 222 toneladas de alimentos. Os alimentos que poderiam ter ido para o lixo chegaram até a mesa de mais de 4.000 pessoas.

Acredito que os números devem te impactar, assim como fizeram comigo, mas lembre-se que hoje o programa é grandioso porque começou um dia, provavelmente com um resultado muito menos significativo. Digo isso para reforçar que todo gesto, por menor que seja, vale a pena! É uma pessoa a menos passando fome!.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.