A Embraer revelou nesta sexta-feira imagens do avião demonstrador de tecnologia de propulsão 100% elétrica, que está em desenvolvimento. O protótipo tem um esquema de pintura especial e está preparado para receber os sistemas e componentes.
A expectativa é de que o protótipo faça o primeiro voo no ano que vem. O modelo usa a plataforma do avião agrícola Ipanema, da Embraer.
O motor e inversor da aeronave estão sendo fabricados pela WEG, na sede da empresa em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, como parte do acordo de cooperação científica e tecnológica para desenvolvimento em conjunto de tecnologias de eletrificação.
Dentre os avanços do projeto, segundo a Embraer, está a parceria com a Parker Aerospace, responsável por fornecer o sistema de arrefecimento do protótipo.
Durante os próximos meses, as equipes técnicas das empresas continuarão testando os sistemas em laboratório para posterior integração no avião e realização de ensaios em condições de operação real.
A proposta de desenvolvimento tecnológico para eletrificação aeronáutica, anunciada entre a Embraer e WEG em maio de 2019, é um "instrumento eficaz e eficiente para a capacitação e maturação das tecnologias antes da aplicação em produtos futuros".
"Eletrificação faz parte de um conjunto de esforços que visam atender compromissos de sustentabilidade ambiental".n