bomapetite

Hora de repensar a relação entre o alimento, a saúde e a cultura

Por |
| Tempo de leitura: 2 min

No mês em que comemoramos o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), o Sesc São Paulo realiza o "Experimenta!" e nos convida a refletir sobre o que comemos e sobre a relação que o alimento tem com a nossa saúde e a nossa cultura. Na região, as unidades de Taubaté e São José dos Campos têm programação diversificada com foco na valorização do produtor, dos alimentos agroecológicos e do conhecimento sobre a biodiversidade.

"O que a gente sempre reforça é que na alimentação 'menos é mais'. Quanto menos processado, menos industrializado, mais você vai ter comida de verdade no seu prato", afirma a nutricionista e coordenadora do Mesa Brasil, Michely Fortunato, do Sesc São José. A nutricionista conta que no dia a dia dela à frente do Mesa Brasil - que além de distribuir alimentos, também desenvolve ações educativas sobre nutrição para pessoas em situação de pobreza - é fácil perceber o quanto ainda desconhecemos a nossa biodiversidade e não aproveitamos tudo que podem nos oferecer.

"Temos muitas frutas e panc (plantas alimentícias não convencionais) que não são conhecidas. Também vemos muitas cascas e outras partes de alimentos que poderiam ser utilizados indo para o lixo. Além disso, muita gente deixa de comprar um ingrediente, ou porque está amarelando, ou muito maduro. Na verdade, as pessoas ainda não têm consciência do quanto podem aproveitar integralmente cada coisa", alerta.

A programação do "Experimenta! - Comida, Saúde e Cultura" está recheada. Alguns destaques da programação do Sesc Taubaté são o "Jantar às cegas: biodiversidade e sabor", que acontece dia 17, às 19h30, com a equipe do Mato no Prato; e a Expedição para Santo Antônio do Pinhal, com visita a produtores mediada pelo chef Vitor Pompeu, dia 20, (saída às 9h).

No Sesc São José, dia19, das 6h às 12h, tem Cicloturismo Agroecológico, com visita à produção de agricultura familiar, com Pediverde; e dia 23, às 19h30, roda de conversa sobre "Agrobiodiversidade: do campo à mesa", com a chef Bel Coelho, o biólogo Thiago Coutinho e agricultor Patrick Assumpção..

Comentários

Comentários