O governo federal destinou R$ 40,6 milhões para reforçar a estrutura de 226 bancos de leite humano no país.
A iniciativa é do Ministério da Saúde e integra as ações da campanha Agosto Dourado, que incentiva a amamentação e a doação de leite materno como práticas essenciais para a saúde infantil.
O repasse foi oficializado no dia 1º de agosto, Dia Mundial da Amamentação, por meio da portaria GM/MS n.º 7.648, publicada no Diário Oficial da União.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
No Vale do Paraíba, os bancos de leite de São José dos Campos e Taubaté, referências regionais, estão entre os beneficiados.
Os recursos serão usados para compra de materiais e aprimoramento da qualidade em todas as etapas, desde a coleta até a distribuição do leite humano, além de orientar doadoras e apoiar famílias.
O investimento também inclui a qualificação de profissionais e o incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses, conforme recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Campanha Agosto Dourado
A campanha Agosto Dourado conta com o apoio da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que promove programas para aumentar as taxas de amamentação no país.
Além dos benefícios para os bebês, como a prevenção de infecções e alergias, a amamentação traz ganhos para a saúde da mulher, ajudando a reduzir riscos de câncer, diabetes e doenças cardíacas.