RMVALE NA ROTA

Inmet faz alerta de queda de temperatura e chuva forte no Vale

Por Da redação | São Paulo
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Região pode ter chuva e vento fortes
Região pode ter chuva e vento fortes

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para o estado de São Paulo devido às previsões de chuvas intensas nesta segunda-feira (23) e de queda de temperatura até terça-feira (24).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

De acordo com o órgão, desde a meia noite desta segunda, quase todo o estado está sob o alerta laranja de “perigo” em razão de um declínio de temperatura superior a 5ºC, que pode causar risco à saúde. O alerta vale até as 23h59 desta terça.

Já entre 10h e 21h desta segunda, o instituto emitiu um alerta amarelo de “perigo potencial” para chuvas intensas no estado paulista, entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Também há atenção para ventos intensos, de 40 a 60 km/h.

A região do Vale do Paraíba e todo o litoral paulista devem se preparar para chuvas e ventos com forte intensidade, exigindo atenção redobrada da população. Na Serra da Mantiqueira, há possibilidade de geadas, com previsão de mínima de 4ºC. O Vale deve registrar mínima de 6°C. O Litoral Norte terá mínimas de 11°C.

O alerta do Inmet inclui 10 cidades do Vale: Caraguatatuba, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Natividade da Serra, Paraibuna, Santa Branca, São José dos Campos, São Sebastião e Ubatuba.

Riscos.

Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Mesmo assim, em caso de rajadas de vento, o órgão recomenda não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda ou usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O começo do inverno na semana passada deve derrubar os termômetros de todo o estado paulista, que também está em estado de alerta para a aproximação e passagem de uma frente fria, prevista para esta segunda-feira (23). Em algumas regiões, como no Vale do Paraíba, a mínima prevista é de 4ºC, informou a Defesa Civil.

Segundo o órgão, uma massa de ar polar seguirá após a frente fria e trará onda de frio para o estado. Além disso, há previsão de raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados, o que aumenta o risco de transtornos como alagamentos e quedas de árvores.

O frio deve ficar ainda mais rigoroso entre a próxima terça (24) e quarta (25), quando uma massa de ar polar provocará uma queda acentuada das temperaturas em todo o estado. As madrugadas serão mais geladas, quando serão registradas as mínimas.

Comentários

Comentários