FESTA CATÓLICA

Tapetes enfeitados de Corpus Christi atraem centenas em Caçapava

Por Jesse Nascimento | Caçapava
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Vale 360 News
Tapete decorado em rua de Caçapava
Tapete decorado em rua de Caçapava

Ruas enfeitadas com tapetes de Corpus Christi atraem centenas de fiéis nesta quinta-feira (19) em Caçapava. A celebração completa 62 anos de fé, tradição e amor da comunidade católica na cidade. Muitos fiéis e turistas passaram pelas ruas de Caçapava nesta manhã, município com a decoração mais tradicional da região.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Os tapetes de Corpus Christi são confeccionados tradicionalmente nas ruas por onde passa a procissão do Santíssimo Sacramento, como uma demonstração pública de fé e adoração à Eucaristia, que, para os católicos, é o próprio corpo de Jesus Cristo.

A procissão em Caçapava acontece após a missa das 16h, que será realizada no Campo do Padre e segue até a Igreja de Santo Antônio, com parada para bênção na Igreja Matriz.

A confecção dos tapetes ocorreu durante a noite anterior e a madrugada do feriado e envolveu 1.500 voluntários de seis paróquias da cidade. São 3 quilômetros de ruas enfeitadas com 100 toneladas de areia tingida, serragem, borra de café, tinta e outros itens que dão um significado especial ao Corpus Christi.

Corpo de Cristo.

A confecção dos tapetes representa a homenagem ao corpo de Cristo. O tapete serve como “caminho” preparado para a passagem de Jesus Eucarístico, carregado pelo padre em ostensório durante a procissão.

Na expressão de fé comunitária, os fiéis de todas as idades e grupos religiosos se reúnem para montar os tapetes, reforçando os laços da comunidade cristã. Há ainda a reverência e adoração. Os desenhos exaltam símbolos e mensagens da fé católica, como o cálice, a hóstia consagrada, o cordeiro e a cruz, entre outros.

Os tapetes são confeccionados com materiais simples e naturais, como: serragem colorida, areia, borra de café, sal, casca de ovo, farinha e flores. Esses elementos remetem à humildade e simplicidade, valores centrais do cristianismo.

Além do significado religioso, os tapetes de Corpus Christi também têm valor cultural e artístico. São verdadeiras obras de arte efêmeras, criadas em poucas horas e desfeitas com a passagem da procissão. Muitas comunidades envolvem artistas locais e escolas na criação dos desenhos, o que fortalece a identidade cultural da cidade.

Comentários

Comentários