
O Ministério da Defesa Nacional da Lituânia anunciou a seleção do jato Embraer C-390 Millennium como a aeronave de transporte militar de próxima geração do país. A divulgação ocorreu nesta quarta-feira (18).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Na avaliação da Embraer, a seleção marca um “passo significativo no aprimoramento da prontidão operacional e da interoperabilidade da Lituânia” dentro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e “abre caminho para o processo de aquisição que seguirá todos os procedimentos legais de acordo com a legislação lituana”.
A fabricante brasileira informou que a decisão abre caminho para a aquisição de três C-390. O acordo incluirá cooperação industrial que fornecerá capacidades de MRO (Manutenção, Reparo e Revisão), coprodução de peças e parcerias com institutos de pesquisa.
“Estudamos cuidadosamente diversos modelos de aeronaves de transporte militar disponíveis no mercado e nossa avaliação mostrou claramente que o C-390 Millennium é a plataforma ideal para atender aos nossos requisitos operacionais militares. Portanto, a Lituânia selecionou a Embraer para avançar nas negociações e esperamos finalizar o contrato de aquisição nos próximos meses”, disse Loreta Maskaliovien?, vice-ministra da Defesa Nacional, da Lituânia.
“Esta seleção reflete o compromisso da Embraer em fortalecer as capacidades de defesa de seus parceiros na Europa. Nesse sentido, o C-390, com sua versatilidade, desempenho e interoperabilidade com a OTAN, é a plataforma ideal, prontamente disponível para realizar as missões mais exigentes”, afirma Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O C-390 Millennium é uma aeronave de última geração projetada para operar em ambientes austeros e sob condições exigentes, oferecendo velocidade e capacidade de carga útil superiores, e flexibilidade de missão.
O acordo posiciona a Lituânia entre o crescente número de aliados europeus e da OTAN, incluindo Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca, Suécia e Eslováquia, que também escolheram o C-390 para modernizar suas forças aéreas. Ao adotar o C-390 Millennium, a Lituânia aprimorará significativamente suas capacidades operacionais, ao mesmo tempo em que se beneficiará do ecossistema e das sinergias presentes na Europa em termos de suporte e treinamento.
Desde que entrou em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 Millennium provou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.